Pão duro? Conheça 3 truques para manter o alimento sempre fresco


Guardar, congelar e reaquecer do jeito certo são os jeitos para manter o pãozinho crocante e macio sempre. Sabia que dá para dar um banho no pão velho e ressecado?

O pão tem uma vida útil curta e perde crocância e maciez muito rápido; saiba como conservar o produto. — Foto: Arquivo/g1

Pão francês, de sal, careca, filão, cacetinho. São muitos nomes para o pãozinho, mas todos vão ficar duros e secos se não forem guardados da forma correta. Como ele se chama aí na sua cidade?

🥖 O próprio saco de papel da padaria é problemático para o pãozinho, que tem um tempo de validade muito rápido, entre duas e quatro horas.

🍞 Então, ele vai ressecar logo. Tem gente que guarda em um saco de pano, que também vai deixar o pão com aquele aspecto de pedra em poucos dias.

Leia a seguir três dicas para guardar o pão do jeito certo e como deixá-lo macio e crocante novamente.


🥪 Onde guardar o pão para estar sempre fresquinho?

A dica é, ao chegar em casa, tirar do saco de papel e colocar em uma caixa ou saco plástico. “Vai durar uns três dias em temperatura ambiente”, explica o padeiro e professor de panificação Rogério Shimura.

Pães doces ressecam ainda mais rápido por conta da presença de ovos na receita e devem ficar sempre na caixa ou no saco plástico.


🧊 Se sobrar muito pão, basta congelar

A resposta, diz Shimura, é colocar os pães em sacos plásticos para freezer e congelar por até 30 dias.

O ideal é separar o que vai consumir no momento e congelar o resto, para ter sempre pão fresquinho.

A dica do congelamento também vale para pães maiores, como os de fermentação natural, que podem ser cortados e congelados.


🔥 Como deixar o pão como fresco novamente?

Se o pão foi congelado, basta tirar do freezer e usar o forno ou a airfryer para regenerar a maciez e a crocância do pão.

“Tem que umedecer levemente e levar a 180ºC ao forno por 5 minutos”. Na airfryer, é a mesma temperatura, também na faixa dos 5 minutos.

A torradeira também é uma alternativa para aquecer o pão fatiado congelado. “A única diferença é que vai dar uma leve dourada na superfície”, explica a gastrônoma Kay Gentile.

Se o pão estiver duro e seco porque foi guardado na bancada da cozinha e esquecido, outro truque parece radical, mas dá certo: abra a torneira da pia, coloque o pão, conte até 5, deixe em uma forma e leve ao forno, ensina o padeiro.

“Também pode ser uma bacia com água, mergulha e tira”, conclui.

Veja a seguir uma lista de caixas e sacos plásticos para guardar pães em casa. Os preços iam de R$ 20 a R$ 120 nas lojas da internet consultadas em abril.


Fonte: G1



Postagem Anterior Próxima Postagem