Sindicato Rural promove encontro com produtores rurais como preparação para a pré-safra


Encontro contou com a presença do vice-prefeito, Elder Sossai e do secretário municipal de Agricultura, Jordano Sossai; cerca de cem produtores rurais participaram e acompanharam palestras sobre temas que trataram de questões trabalhistas e de segurança


O Sindicato Rural de Jaguaré realizou na última terça-feira, 01, a reunião de pré-safra 2025. O encontro foi realizado no Parque de Exposições Alfeu Sossai e teve o objetivo de esclarecer as exigências mínimas trabalhistas para o período da colheita deste ano, que serão cobradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, além de explanações das forças de segurança, com a participação de palestrantes. Cerca de 100 produtores rurais participaram do evento.

A reunião contou com a participação do vice-prefeito Elder Sossai (que é ex-presidente da entidade), do secretário Municipal de Agricultura, Jordano Sossai, dos palestrantes, o auditor fiscal e superintendente regional do Trabalho no Espírito Santo, Alcimar Candeias e, representando a Polícia Militar, o major Fabrício Pereira. Também participou e palestrou o tenente Fernando Favalessa representando o Corpo de Bombeiros. Também marcaram presença a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, de Jaguaré – Ana Avany Dalvi e os presidentes dos sindicatos rurais de Nova Venécia, e de São Mateus, Renilto Quimquim


Regulamentação trabalhista

Alcimar Candeias palestrou sobre o tema “Formalização do vínculo na safra, segurança e saúde no trabalho rural, e cuidados com as recolhedoras no meio rural”. Ele informou sobre a obrigatoriedade de manter vínculo trabalhista, condições de alojamento, de transporte, de equipamentos de proteção, entre outras obrigações dos empregadores, que serão exigidas pelo Ministério do Trabalho este ano.


Segurança

Em seguida falou o tenente Fernando Favalessa, do Corpo de Bombeiros de São Mateus, que explanou sobre “Segurança nos secadores de café”, chamando a atenção para a prevenção de incêndios nos equipamentos. Esses incidentes já apresentam grande número de ocorrências em toda época de safra. Ele discorreu sobre os sistemas de anti-incêndio que podem ser instalados, além de práticas que podem ser adotadas pelos produtores durante possível acidente com incêndio.

E por fim, o major Fabrício Pereira, comandante da 18ª CIA Independente de Jaguaré, falou sobre a questão da segurança pública. O major detalhou a Operação Colheita que foi iniciada na última sexta-feira, 28/03, quando a Polícia Militar vai conseguir atuar com reforço policial. Major Fabrício esclareceu que no período de 2023 para 2024, Jaguaré apresentou redução de 50% no número de homicídios, e que isso se deve ao trabalho da polícia realizado durante a colheita de café.

Também foi esclarecido sobre os grupos da Rede Comunidade Segura, que é uma rede de apoio da comunidade. A rede está dividida por regiões e os produtores conseguem manter contato direto com a Polícia Militar, além dos canais de denúncia, o 190 e o 181.






Postagem Anterior Próxima Postagem