Agricultores de Nova Venécia recebem cerca de 20 mil mudas do Projeto Arranjos Produtivos


Mais de 60 agricultores do município foram contemplados com variedades frutíferas para diversificar a produção e terão apoio técnico do projeto desenvolvido pela Ales e parceiros

Governador Casagrande, deputados, outras autoridades e comunidade local celebram entrega de mudas / Foto: Eduardo Dias

O projeto Arranjos Produtivos, gerenciado pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), realizou pela primeira vez a entrega de mudas frutíferas em Nova Venécia. O atendimento aos agricultores familiares aconteceu nesta sexta-feira (9), em um evento que contou com a presença de autoridades como o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), e o governador Renato Casagrande (PSB).

De acordo com a organização, 63 agricultores familiares do município estão cadastrados no programa e receberão cerca de 20 mil mudas. Em Nova Venécia será utilizada uma técnica de cultivo batizada de “pomar vivo”, na qual os agricultores recebem cinco tipos diferentes de fruta para diversificar a produção e ter possibilidade de colheita durante todo o ano. Serão mudas de goiaba, cajá, coco, abacate e frutas cítricas (como laranja, limão, pomelo ou tangerina ponkan).

“O Arranjos Produtivos é um arranjo muito bacana. Nós já estamos colhendo os frutos da primeira etapa, estamos em outras fases, e aqui em Nova Venécia nós temos uma fase muito importante. Se Deus nos permitir, com o planejamento e com o foco, nós vamos chegar às 78 cidades capixabas”, disse o presidente da Ales, Marcelo Santos.

O governador Renato Casagrande destacou que o projeto traz oportunidade de crescimento para os agricultores familiares.

“É um trabalho importante, porque é uma ação concreta, não é uma ação que nós vamos fazer um projeto, as mudas já estão aí, os insumos já estão aí, os técnicos já estão trabalhando, então tudo isso muda a vida de quem mora no campo, muda a vida de quem quer, além do café, além da atividade que tem, poder diversificar, buscar outra renda, então é uma oportunidade que a gente está ofertando à população capixaba e aos produtores rurais dessa região”, opinou o governador Renato Casagrande.

Além do governador e do presidente da Ales, também participaram da cerimônia autoridades como o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB); e os deputados estaduais Mazinho dos Anjos (PSDB), Alexandre Xambinho (Podemos), Raquel Lessa (PP) e Toninho da Emater (PSB).


Apoio à agricultura familiar

O Projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras. Dentro do projeto os agricultores familiares atendidos recebem gratuitamente orientação técnica, mudas para plantio e também equipamentos agrícolas.


Municípios participantes do projeto
  1. Alegre
  2. Anchieta
  3. Atílio Vivácqua*
  4. Águia Branca
  5. Alfredo Chaves*
  6. Alto Rio Novo*
  7. Brejetuba
  8. Boa Esperança
  9. Colatina
  10. Conceição do Castelo*
  11. Conceição da Barra
  12. Itapemirim
  13. Jaguaré
  14. Jerônimo Monteiro
  15. João Neiva
  16. Guaçuí
  17. Mantenópolis
  18. Marilândia*
  19. Montanha*
  20. Muniz Freire
  21. Nova Venécia
  22. Pedro Canário
  23. Piúma
  24. Rio Novo do Sul*
  25. São Domingos do Norte
  26. Vila Valério
  27. Vila Pavão

Com informações da Assessoria de Comunicação da  ALES



Postagem Anterior Próxima Postagem