ARSP lança Consulta Pública para aprimorar fiscalização da limpeza urbana e manejo de resíduos



A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) abriu a Consulta Pública nº 004/2025 para receber contribuições sobre a proposta de Resolução que irá definir as Não Conformidades na fiscalização dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos nos municípios regulados pela ARSP. O período para envio das contribuições vai de 5 a 19 de maio de 2025, pelo e-mail consultapublica@arsp.es.gov.br.

Segundo o diretor-geral da ARSP, Alexandre Ventorim, a consulta é fundamental para garantir que a fiscalização seja eficiente e que os serviços atendam às expectativas da população. “A ARSP acredita que a participação popular é essencial para a construção de uma regulação transparente e eficaz. Por meio de consultas públicas e outros mecanismos de diálogo, garantimos que as vozes dos usuários e da sociedade estejam presentes em todas as etapas do processo regulatório. Esse envolvimento é fundamental para que possamos desenvolver normas e fiscalizações que realmente atendam às necessidades da população e promovam a qualidade dos serviços públicos”, explicou.


Construção da regulação

O diretor de Saneamento Básico da ARSP, Mamoru Komatsu, destaca que o processo de regulação dos serviços de resíduos sólidos está em construção com foco na eficiência e sustentabilidade. “Estamos elaborando normativas que garantem a qualidade e o equilíbrio econômico-financeiro dos serviços, sempre considerando a realidade local de cada município e as diretrizes da Agência Nacional de Águas (ANA)”, comentou.

Komatsu reforça ainda a importância da participação da sociedade nesse processo: “A construção das regras é feita de forma transparente e participativa, por meio de consultas públicas, para que as contribuições dos usuários e demais interessados possam aprimorar a regulação e assegurar serviços que atendam às necessidades da população.”


Participe!

O regulamento, o modelo para envio das contribuições e as demais informações estão disponíveis no site da ARSP, na área “Participação Social”, item “Consultas Públicas”. As manifestações recebidas serão compiladas em relatório público, preservando os dados pessoais dos participantes.



Postagem Anterior Próxima Postagem