Conselho Federal de Medicina amplia permissão para cirurgia bariátrica; veja mudanças


Procedimento antes era permitido para pessoas com IMC 35 e acima dos 16 anos; estudos mostram que é possível ampliação

CFM amplia regras da cirurgia bariátrica / Reprodução/Governo de SP

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou novas normas para a cirurgia bariátrica. A resolução amplia a permissão para outros tipos de pacientes, com recomendação para pessoas com índice de massa corpórea (IMC) menor e adolescentes a partir dos 14 anos.

A cirurgia bariátrica é usada no tratamento de obesidade e doenças relacionadas, como diabete, doenças cardiovasculares, hepáticas ou renais, por exemplo. Somente entre 2020 e 2024, o 291 mil cirurgias do tipo foram feitas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

As novas regras, publicadas nesta terça-feira (20), estão válidas desde 25 de abril deste ano. As mudanças, segundo o CFM, ocorrem devido à evolução do procedimento nos últimos anos, vendo a necessidade de atualizar o rol de procedimentos utilizados com a finalidade de tratamento da obesidade e de problemas metabólicos.


Quem pode fazer uma cirurgia bariátrica?

Agora, pacientes com IMC a partir de 30, que é considerado obesidade de grau I, poderão fazer a cirurgia. Neste caso, a pessoa deve ter, além do índice neste grau, a presença de:

diabetes mellitus tipo 2;. doença cardiovascular grave com lesão em órgão alvo;. doença renal crônica precoce em pacientes com diabetes tipo 2; . apneia do sono grave; . doença gordurosa hepática não alcoólica com fibrose; . afecções com indicação de transplante; . refluxo gastroesofágico com indicação cirúrgica;. osteoartrose grave

Quem tem IMC superior a 60 deve ser avaliado quanto à capacidade estrutural do hospital em que são operados, assim como o preparo da equipe multidisciplinar.


Adolescentes agora podem fazer cirurgia bariátrica

O CFM aponta que estudos apontam que adolescentes abaixo dos 16 anos podem fazer o procedimento, sem alterar o desenvolvimento corporal. Agora, pacientes com idade acima de 14 anos e abaixo de 16 poderão fazer o procedimento, apenas em casos de obesidade grave, com IMC acima de 40.

Já os adolescentes acima de 16 anos poderão fazer a cirurgia usando os mesmos critérios dos adultos, desde que o paciente e familiares compreendam riscos. Além do IMC e comorbidades, critérios para eleição para a cirurgia devem incluir:

desenvolvimento da maturidade psicológica e fisiológica; capacidade de compreender os riscos e benefícios e aderir às modificações no estilo de vida; capacidade de tomar decisões; suporte social e familiar antes e depois da cirurgia.

O CFM aponta que é fundamental o termo de consentimento livre e esclarecido, que deve ser obtido junto aos pais ou responsáveis legais.

Fonte: Band 


Postagem Anterior Próxima Postagem