A criança passou mal e foi levada ao hospital e foi a óbito no mesmo dia.
Barra de São Francisco, no Noroeste do ES registrou um óbito por meningite bacteriana no último dia 30. A vítima é uma criança de 8 ano, que morreu por complicações da doença. A informação foi confirmada nesse sábado (3) pelo secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves. O tipo da doença identificada na paciente foi meningite por Haemophilus influenzae.
O secretário informou ainda que a menina era aluna da rede municipal e foram adotadas ações de bloqueio epidemiológico.
"Não há nenhuma outra pessoa com sintomas, não há outros casos suspeitos. A situação está sob controle", garantiu.
Segundo Boletim Epidemiológico Estadual da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), em 2024, o Espírito Santo teve 719 casos suspeitos de meningite (incluindo todos os tipos da doença - meningocócica, pneumocócica, por Haemophilus influenzae, tuberculosa e outras) e 43 mortes confirmadas.
Em 2025, já são 4 mortes confirmadas.
A menina passou mal durante a madrugada da quarta-feira (30) e foi levada ao Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, mas morreu na tarde do mesmo dia.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu a confirmação da causa da morte na sexta-feira (2), após resultado de exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/S/W/0emYTySfSUCrVSEFVmAw/lacen.jpg)
Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). — Foto: Sesa/ES
A secretaria municipal emitiu nota e lamentou a morte informando que o caso foi registrado no dia 1º de maio e, imediatamente, a equipe da saúde iniciou a verificação dos cartões de vacinação dos colegas de sala da criança e medicação de todas as pessoas que tiveram contato próximo com a vítima nos três dias anteriores ao óbito, como medida preventiva.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) Informou que, desde a confirmação do caso, "as equipes de referência técnica em meningites da Sesa e do município trabalharam na identificação e monitoramento dos contatos próximos da criança, com a realização da quimioprofilaxia — medida de prevenção e controle indicada para pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com a criança. A Sesa acompanha o caso, que é isolado, e monitora a execução das medidas de prevenção e controle pelo município".
Sobre a prevenção, a Sesa explicou que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente nas unidades básicas de saúde vacinas contra meningites bacterianas para crianças e adolescentes, conforme calendário nacional de vacinação.