Animal foi resgatado por agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente e levado para a natureza, no Parque Estadual da Serra da Tiririca
Uma jiboia de dois metros de comprimento foi encontrada nesta terça-feira (06), dentro de uma máquina de lavar, em uma residência no bairro Engenho do Mato, em Niterói, Rio de Janeiro.
O morador foi surpreendido ao chegar na área de serviço e dar de cara com o animal enrolado na máquina. Ele ligou para o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói foram enviados ao local.
Os agentes fizeram o resgate com todo o cuidado e em segurança. A cobra foi reintegrada à natureza, levada para o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), na Região Oceânica.
Segundo a Guarda Ambiental do Rio de Janeiro, o animal apresentava boas condições físicas e se adaptou rapidamente ao novo habitat.
A jiboia não é uma serpente venenosa, mas caça suas presas com a técnica da constrição: ela se enrola na vítima e a asfixia.
Em menos de uma semana, agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal do RJ resgataram dois animais em locais inusitados: uma capivara, dentro de uma piscina e um tamanduá no trevo de um bairro.
O que fazer ao encontrar animal silvestre em casa?
Em casos como este, a orientação é não interagir com animais silvestres, para evitar ferimentos ou estresse, pois o animal pode atacar de quem se aproximar. O correto é entrar imediatamente em contato com os agentes de Meio Ambiente da sua região para que seja feito o resgate.
Entre as espécies mais resgatadas estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás.
Fonte: O Povo