“Aqui, não existe espaço para disputa e todo mundo tem o seu lugar”, disse a mãe, a psicóloga Ana Paula, de Santa Catarina. “Nem todo divórcio vira trauma, nem toda nova configuração familiar precisa ser complicada”
Passar por uma separação com filhos pequenos não é fácil. Quando um dos pais inicia um novo relacionamento, então, o desafio aumenta. Mas para a psicóloga Ana Paula Luchi, de Florianópolis (SC), as transformações trouxeram surpresas boas — e uma delas foi a entrada de Jéssica, a atual companheira de seu ex-marido, em sua vida e na vida de seus filhos, os gêmeos Antônio e Gustavo, 9 anos. Em um vídeo, postado pouco antes do Dia das Mães, ela não poupa elogios à madrasta dos meninos e diz que a ama, principalmente pela tranquilidade que sente quando sabe que eles estão com ela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_19863d4200d245c3a2ff5b383f548bb6/internal_photos/bs/2025/H/I/2No8k3RBeTtHS9Jm3iAA/madrasta-01.jpg)
Ana Paula fez elogios à madrasta dos filhos, Jéssica (à dir) — Foto: Reprodução/ Instagram
Na mensagem, Ana conta que a madrasta proporciona aos meninos diversos momentos divertidos, como aventuras radicais e até o sonho de ter um gatinho de estimação! Além disso, com ela, vieram mais dois novos avós “maravilhosos”, que acolheram os meninos com todo o amor. Para a mãe, Jéssica é uma presença importante e afirma que fica feliz quando os meninos expressam seu amor por ela. “Aqui, não existe espaço para disputa e todo mundo tem o seu lugar”, afirma. “Nem todo divórcio vira trauma, nem toda nova configuração familiar precisa ser complicada”, diz ela, no post que viralizou.
Maturidade e respeito
Em entrevista, a mãe disse que se separou de Augusto, pai de seus filhos, na pandemia, quando os meninos tinham 5 anos. Ela não nega que foi um processo dolorido, mas disse que tanto ela, quanto o ex-marido tiveram maturidade para garantir o bem-estar das crianças. “Não medimos esforços para que tudo fique bem e isso, de alguma forma, vai criando uma onda de amor, que começa nos meninos, mas se espalha e alcança todos que convivem com a gente”, explica.
Ana conta que a relação dos pequenos com Jéssica começou aos poucos. Primeiro, eles fizeram um passeio de bicicleta – e eles conseguiram se equilibrar sem as rodinhas! Depois, vieram outros programas e tudo foi acontecendo naturalmente. “Lembro de quando ela foi dormir na casa deles por um final de semana inteiro e foi um 'evento'. Estavam felizes e empolgados. O tempo foi se encarregando de deixar tudo o mais organizado possível”, lembra. Hoje, o casal tem guarda compartilhada e os meninos dormem às quartas-feiras e em finais de semana alternados na casa do pai.
Ana disse que o vídeo foi inspirado na atriz Maria Ribeiro, que também expôs a boa relação que tem com a mulher do ex-marido. “Achei tão bonito que, na época, compartilhei com a Jéssica — e ela ficou emocionada por eu ter mandado”, explica. Então, conforme o Dia das Mães se aproximava, ela teve a ideia de adaptar a homenagem para a realidade de sua família e postar também. “A minha relação com a Jéssica sempre foi boa, mas foi construída ao longo dos anos, sem forçar qualquer barra e com muito respeito. Temos valores parecidos, somos complementares, e isso é maravilhoso”, diz ela.
“Eu tenho plena consciência de que nem todo término permite esse tipo de vínculo, de proximidade, de segurança, mas acredito que nós, adultos, precisamos ter sabedoria para lidar com as dores que são nossas — e poupar as crianças de situações que elas não precisam viver”, observa. Se Jéssica já tinha gostado de receber o vídeo de Maria Ribeiro, dessa vez, o sentimento foi ainda maior. “Ela ficou muito emocionada. A mãe dela também”, relata Ana, que não imaginou que o conteúdo fosse viralizar tanto. “Isso me fez perceber o quanto existe uma dor gigante nesse universo — e o quanto precisamos falar mais sobre isso”, aponta.
Fonte: Revista Crescer