Cavalo e cabras são resgatados em antiga boate e homem é preso por maus-tratos, em Cariacica


Os animais eram mantidos em condições precárias, em meio ao lixo e sujeira. O dono do imóvel, um homem de 70 anos foi preso.

Cabra resgatada em meio ao lixo em Cariacica no Espírito Santo — Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Um homem de 70 anos foi preso na terça (14) em Cariacica, na Grande Vitória, depois que 47 animais de diversas espécies foram resgatados em situação de maus-tratos em uma antiga boate no bairro Itacibá.

O detido, José Rodrigues de Salles é o dono do imóvel que agora funciona como espaço de reciclagem. Os animais eram mantidos em condições precárias, em meio ao lixo e sujeira.

A situação foi descoberta durante uma ação conjunta do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) e a Prefeitura Municipal de Cariacica em um terreno localizado na Rodovia José Sette.

Segundo a Polícia Civil, o caso já era acompanhado pelo executivo municipal e o responsável pelo imóvel havia sido multado por maus-tratos em R$ 9 mil anteriormente, mas como não foi localizado, foi citado por edital.

A nova ocorrência chegou às autoridades devido ao despejo irregular de esgoto que extravassava do terreno e atingia a rodovia.

No local, as equipes observaram grande acúmulo de lixo e detritos, além de uma poça de esgoto causada pela obstrução formada pelo próprio entulho.

Durante a vistoria, foi identificado um cavalo em situação de maus-tratos, o que motivou o acionamento da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente.

“Com o apoio das equipes da prefeitura, o portão foi aberto para acesso das equipes, que encontraram quatro bovídeos, entre cabras e cabritos, 38 aves, entre galos, galinhas e pintos, um porquinho da Índia, um cavalo e três cachorros. Todos em condições inadequadas e caracterizando maus-tratos”, disse o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet.

Em um dos vídeos gravados durante a ação, é possível ver os policiais encontrando uma cabra que tinha dado à luz no dia anterior ao resgate. Outro vídeo mostra um cachorro amarrado por uma corrente cercado de lama, fezes e sujeira.

Filhote de cabra recém-nascido é resgatado por maus-tratos no Espírito Santo. — Foto: Divulgação/ Polícia Civil

O terreno está passando por limpeza e desobstrução do esgoto. Até a tarde desta terça (14), quatro caminhões caçamba cheios de lixo e entulho já haviam sido retirados pela equipe municipal de serviços públicos. Os animais foram resgatados e encaminhados a um rancho de acolhimento, onde receberão os cuidados necessários.

Segundo a Polícia Civil, José Rodrigues de Salles foi autuado em flagrante por maus-tratos praticado contra cão e causar poluição de qualquer natureza em níveis que possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais.

Ainda de acordo com a Civil, depois dos procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.


Fonte: g1 ES





Postagem Anterior Próxima Postagem