
A passagem de uma frente fria pelo Sudeste deve mudar o tempo e provocar chuva em diversas cidades do Espírito Santo a partir desta terça-feira (14).
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a aproximação do sistema frontal aumenta a nebulosidade e deve causar pancadas de chuva logo nas primeiras horas do dia nas regiões Sul, Serrana, Nordeste e no sul da Grande Vitória.
No decorrer da tarde e da noite, a frente fria avança pelo território capixaba e deve atingir também municípios do Noroeste e do extremo Norte do Estado.
A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu um alerta meteorológico para a possibilidade de ventos fortes e chuvas intensas e periódicas, com intensidade variando entre moderada e forte. Segundo o órgão, há risco de descargas elétricas e queda isolada de granizo, especialmente nas regiões Serrana, Caparaó e Litoral Sul, entre terça (14) e quarta-feira (15).
Apesar da instabilidade, o calor ainda predomina em grande parte do Estado. Na Grande Vitória, os termômetros podem chegar aos 31 °C. No Sul capixaba, a máxima prevista é de 33 °C. Já nas regiões Serrana e Nordeste, as temperaturas devem atingir 32 °C, enquanto no Noroeste a máxima pode chegar a 34 °C e, no Norte, a 33 °C.
Previsão para os próximos dias
Na quarta-feira (15), a umidade trazida pelos ventos do oceano mantém o tempo instável em todo o Espírito Santo, com previsão de chuva em diversos momentos do dia e leve queda nas temperaturas máximas.
Já na quinta-feira (16), a tendência é de redução gradual da instabilidade. Ainda pode chover pela manhã em municípios da metade Norte, mas o tempo deve ficar mais firme nas regiões Serrana e Sul do Estado.