Primeiro caso de incêndio em um carro elétrico no Brasil aconteceu na cidade de Santa Maria; fogo não atingiu as células da bateria do veículo

BYD Dolphin pega fogo no RS e é primeiro carro elétrico a sofrer incêndio no Brasil Foto: Clemente Gauer/LinkedIn
O primeiro caso de incêndio envolvendo um carro elétrico no Brasil aconteceu no último domingo (19), em Santa Maria (RS), com um BYD Dolphin GS 100% elétrico. O incidente ocorreu devido a um erro humano: o veículo estava sendo carregado de modo improvisado, com o uso de uma extensão comum e um carregador portátil colocado dentro do carro.
Em postagem no LinkedIn, Clemente Gauer, membro do conselho de diretores da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), escreveu que “a perícia ainda vai confirmar a causa exata”, mas que o causador do fogo “não foi o veículo em si”.
“Pelos relatos iniciais, (foi feita) uma improvisação de recarga: uma extensão passada pela janela até a rua, com sobra de cabo e o carregador portátil deixados confinados dentro do carro para evitar furtos. Esse arranjo aumenta o risco de aquecimento e curto-circuito — uma gambiarra que não deve ser replicada”.
Esse é o tipo de situação que os especialistas explicam ser a mais perigosa. O fogo não teve origem no sistema de bateria ou no motor elétrico do automóvel. Apesar do susto, o incêndio foi rapidamente contido com um extintor e, posteriormente, pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos. Porém, o episódio representa um alerta importante sobre os cuidados necessários para o carregamento seguro de veículos elétricos.
O proprietário conectou o carregador a uma tomada residencial usando uma extensão doméstica, e deixou o equipamento dentro do carro com as janelas semiabertas. Com isso, ele colocou um componente eletrônico que gera calor sobre o estofado do veículo, que também aquece com o sol. Essa combinação pode causar superaquecimento, curto-circuito e, como neste caso, incêndio.

Incêndio foi causado por carregamento improvisado e fora do recomendado Foto: @tumultobr/X
A demora na regulação dos carregadores
O episódio também relembra a discussão sobre a necessidade de regulamentação e infraestrutura adequada para recarga residencial de carros elétricos no Brasil. Infelizmente a regulação para instalar os carregadores não caminha na mesma rapidez que a compra desses veículos.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostrou um crescimento de 20% na compra de carros elétricos de janeiro a setembro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Em resumo, o incidente no Rio Grande do Sul alerta para a importância da segurança desde o momento da conexão do veículo à tomada. A mobilidade elétrica avança no País, mas exige que os donos evitem improvisações que possam colocar em risco a sua segurança e a de terceiros.
Um carro elétrico pegou fogo na tarde deste domingo, 19, na Rua Dr Bozano, em Santa Maria, RS.
— Tumulto BR (@TumultoBR) October 20, 2025
O Corpo de Bombeiros disse que, em princípio, foi um problema na recarga da bateria. pic.twitter.com/zjTCPOA7J7
Fonte: Estadão


.gif)