Aeronave caiu em área de difícil acesso no Alto da Boa Vista; bombeiros ainda atuam no local
Equipes da Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro trabalham no local da queda de helicóptero próximo a Vista Chinesa — Foto: Corpo de Bombeiros RJQuatro pessoas foram encontradas mortas após a queda de um helicóptero na região da Vista Chinesa, no Alto da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, na manhã deste sábado (8). O Corpo de Bombeiros, foi acionado às 11h11 e localizou a aeronave em uma área de mata de difícil acesso, confirmou quatro vítimas fatais, todas carbonizadas. As vítimas são o piloto da aeronave Alessandro Rocha e três turistas colombianas. O helicóptero é um Robinson R44, operado pela Voos Rio Panorâmico e Serviços Aeronáuticos Ltda.
Quem são as vítimas:
- Alessandro Rocha, piloto;
- Rocio Cubillos, turista colombiana;
- Sofia Murillo, turista colombiana;
- Wendy Manrique, turista colombiana.
A decolagem foi feita a partir do Aeroporto de Jacarepaguá. Após a queda, o helicóptero foi localizado por uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. Equipes especializadas em salvamento, operações aéreas e combate a incêndios florestais atuam na ocorrência. A retirada dos corpos será feita por uma trilha localizada no Parque da Cidade, segundo informações do ICMBio. O acesso foi considerado mais viável para a operação do Corpo de Bombeiros por ficar em um trecho de descida e mais próximo do local onde ocorreu a queda do helicóptero. Apesar de a trilha ser mais estreita, a proximidade com o ponto do acidente deve facilitar o trabalho das equipes.
Modelo da aeronave que caiu na Vista Chinesa neste sábado era de empresa de voos panorâmicos — Foto: ReproduçãoSegundo o registro exibido da Anac, o helicóptero estava em situação normal, e tinha certificado de aeronavegabilidade válido até 5 de junho de 2027. A aeronave, de operação privada, estava autorizada a realizar voos panorâmicos. Na foto, o helicóptero aparece com a identificação visual da empresa VRP — Voos Rio Panorâmico.
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira, agentes do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Rio foram acionados e investigam a ocorrência. Ainda não há detalhes sobre o que causou o acidente.
O prefeito Eduardo Cavaliere esteve no local do acidente e falou que cobrou uma posição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele mencionou a possibilidade de suspensão dos voos panorâmicos na cidade.
— Isso não pode ser considerado normal. Fiz questão de ligar para o presidente da Anac e encaminhamos imediatamente um comunicado da Prefeitura do Rio para que tome providências em relação aos voos no Rio de Janeiro. A Anac vai precisar tomar uma decisão e se posicionar. Pode ser, inclusive, com a possibilidade de suspensão dos voos panorâmicos por uma semana, duas semanas ou pelo período que seja necessário para fazer uma fiscalização mais intensa nos helipontos, nas aeronaves e na manutenção — disse.
Equipes dos bombeiros atuam no resgate de vítimas e para combater o fogo no local perto da Vista Chinesa — Foto: Reprodução/TV GloboPor volta de 13h40, os bombeiros debelaram os focos de incêndio registrados no local. A área permanece isolada para preservar o cenário da ocorrência e permitir o trabalho da perícia da Polícia Civil, que ficará a cargo da identificação das vítimas.
Equipes do bombeiros avançam pela mata onde helicóptero caiu perto da Vista Chinesa. Quatro pessoas norreram — Foto: TV GLOBOA operação mobilizou cerca de 40 militares, 11 viaturas e equipes de quatro unidades operacionais do Corpo de Bombeiros: o 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, no Alto da Boa Vista; o Grupamento Operacional do Comando-Geral, no Centro; o Grupamento de Operações Aéreas; e o 11º Grupamento de Bombeiro Militar, em Vila Isabel.
O ICMBio informa que, neste momento, para dar apoio ao trabalho do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, está fechado um pequeno e restrito trecho da Estrada da Vista Chinesa, em frente ao pagode chinês da Vista Chinesa. A Vista Chinesa fica dentro do Parque Nacional da Tijuca. Também para dar apoio e garantir a segurança do trabalho dos Bombeiros, foram temporariamente interditadas as trilhas no entorno da Vista Chinesa. Agentes ambientais do parque dão apoio ao trabalho da corporação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/M/5/OZLqHvQuiupT9gA9swoA/rio-09-08-queda-de-helicoptero-site-3-.png)
Onde a aeronave caiu — Foto: Editoria Arte
Conhecida por receber diariamente turistas, ciclistas e praticantes de trilhas, a Vista Chinesa teve a rotina alterada neste sábado. O acesso às trilhas foi interditado, e o espaço passou a ser ocupado por equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da CET-Rio. Há uma pequena movimentação de pedestres que já estavam na região antes do acidente, mas a entrada de novos visitantes está restrita. Segundo agentes da CET-Rio, a guarita do parque permite, neste momento, apenas a subida de viaturas e profissionais da imprensa.
Fonte: O Globo

.gif)