
Um produtor rural de 69 anos foi detido suspeito de furtar energia para irrigar uma plantação de café da propriedade. O flagrante ocorreu nesta sexta-feira (23), na comunidade de Córrego da Onça, distrito de São Manoel, em Castelo, Sul do Espírito Santo. A EDP, empresa responsável pela distribuição de energia na região, disse que além da lavoura, a ligação clandestina abastecia uma casa.
O caso foi descoberto durante uma operação da EDP com a Polícia Civil. Segundo a empresa, a ligação clandestina permitia o funcionamento dos equipamentos sem medição ou faturamento da energia consumida, configurando crime de furto.
O dono da propriedade rural acompanhou a inspeção. Ele foi detido e conduzido à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A Polícia Civil informou que o idoso de 69 anos foi ouvido e liberado, já que a autoridade policial não identificou elementos suficientes para realizar a prisão em flagrante naquele momento.
Já a EDP disse que o autor da fraude deverá ressarcir a empresa pelos valores correspondentes à energia não faturada durante o período da irregularidade, conforme estabelece resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos operacionais e administrativos da distribuidora.
Fonte: A Gazeta