Projeto distribuiu 6 mil mudas de cacau a 60 produtores dos dois municípios
Os municípios de São Domingos do Norte e Águia Branca, na Região Noroeste do Espírito Santo, foram contemplados nessa quinta-feira (26) com 6 mil mudas de cacau, por meio do projeto Arranjos Produtivos, da Assembleia Legislativa (Ales). Além da entrega das mudas, os agricultores familiares passam por capacitação, acompanhamento do plantio à colheita e recebem auxílio com o beneficiamento e escoamento da produção.
Produtor da região, Ronaldo Besigo falou da oportunidade que o projeto oferece para o agricultor familiar diversificar a sua produção. "É a oportunidade de a gente estar diversificando, não trabalhar com uma cultura só. Aí o agricultor tem condições de plantar o seu cacau, o seu citrus, o abacaxi, maracujá, isso tudo com assistência técnica. E depois, além disso, também com a promessa, que eu acredito que vai ser cumprida, de escoamento desses produtos", explicou o produtor.
A prefeita de São Domingos do Norte, Ana Malacarne (MDB), reconheceu a importância da entrega aos agricultores do município. "Só gratidão, né? Hoje é um dia especial na nossa prefeitura, porque o agricultor, o produtor rural, ele fica assim, deslumbrado. Porque hoje uma muda de cacau está saindo a quase R$ 17. E ganhar muda de cacau hoje é um projeto divino, um projeto especial", afirmou.
"O nosso município é agrícola. A gente já vai ter um dia de campo sobre cacau, para você já saber como lidar, como plantar. E a gente está envolvendo as mulheres, né? Mulheres vulneráveis, que estão sendo violentadas. O projeto é lindo e elas já vão ser treinadas em lavouras de cacau, depois vão ganhar as mudas para plantar e ter o seu ganho", complementou a prefeita.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), celebrou a conclusão de mais essa etapa do projeto. "É muito importante porque nós estamos comemorando e dando seguimento a mais uma etapa de entregas. A primeira que nós tivemos aqui foi de organização, a segunda foi de entrega de mudas de citrus, e agora estamos entregando cacau, e vem muito mais coisas por aí. (...) Tenho que destacar também a participação efetiva de colaboração dos nossos técnicos, porque são eles que levam o principal ativo, que é o conhecimento", disse.
"Eu fico muito feliz em saber que nós estamos avançando e estamos no caminho certo. Ao lado do homem e da mulher do campo. (...) Olha a importância disso para o produtor local! Com certeza, é uma estrutura muito importante que antes eles não tinham. Você ter dependência de uma única cultura, por exemplo, do café, e você recebe muda de citrus, recebe muda de cacau, e outras mais. São quatro modalidades que nós apresentamos para o agricultor", acrescentou o parlamentar.
O presidente ainda lembrou sobre ações do projeto voltadas para a certificação das pequenas agroindústrias. “É a constituição de uma associação, de uma comunidade de pequenos agricultores e, ao mesmo tempo, para onde comercializar. Porque não adianta só produzir, a sua produção vai ficar limitada ao seu quintal, à limitação da sua comunidade. Nós estamos aí capacitando eles a fazerem uma produção melhor e para ela chegar a um mercado consumidor", concluiu o presidente.
A ideia do chefe do Legislativo capixaba é fazer o projeto chegar a todos os municípios do estado. "Ou seja, é muito legal esse 'Arranjos Produtivos', que eu tenho a oportunidade de liderar e que, se Deus nos permitir, com a relação que a gente tem com o governo do Estado, vai se transformar numa política de Estado para fazer isso nas 78 cidades capixabas", finalizou.
Da Redação / Com informações da Assessoria de Comunicação ALES