![]() |
Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek — Foto: Bento Viana/Divulgação |
O Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek foi eleito o 4º melhor aeroporto do mundo em 2025, segundo o ranking AirHelp Score, divulgado nesta terça-feira. Esse é o único terminal brasileiro a figurar entre os dez primeiros colocados na avaliação global, que considera critérios como pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e variedade de alimentação e lojas.
O aeroporto brasiliense subiu uma posição em relação ao ranking anterior e alcançou uma média final de 8,47 pontos, resultado das notas 8,6 em pontualidade, 8,3 na opinião dos usuários sobre os serviços e 8,2 na oferta comercial.
Localizado no centro do país, o aeroporto de Brasília movimenta mais de 14,8 milhões de passageiros por ano e é o terceiro mais movimentado do Brasil. Com um terminal de 120 mil metros quadrados, o terminal destaca-se também por ser o único aeroporto brasileiro com voos diretos para todas as 26 capitais estaduais, além de manter conexões internacionais com destinos como Buenos Aires, Lima, Cidade do Panamá, Lisboa, Miami e Orlando.
![]() |
O Aeroporto de Brasília possui a maior capacidade de pista do país — Foto: Bento Viana/Divulgação |
Além de Brasília, outros dois aeroportos brasileiros aparecem entre os 20 melhores do mundo. O Aeroporto Internacional de Belém ficou em 13º lugar, embora tenha caído quatro posições em relação ao ano anterior. Já o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, protagonizou uma das maiores subidas do ranking: ganhou 23 posições e aparece agora na 17ª colocação.
O Brasil ainda teve outros terminais bem avaliados entre os 250 melhores aeroportos do mundo. O Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, ocupa o 24º lugar, seguido pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em 29º.
O Afonso Pena, em Curitiba, ficou em 46º; o Recife/Guararapes em 47º; o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em 61º; o Congonhas, também em São Paulo, em 63º; o Hercílio Luz, em Florianópolis, em 72º; o Viracopos, em Campinas, em 73º; o Confins, em Belo Horizonte, em 77º; o Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, em 113º; e o Salgado Filho, em Porto Alegre, em 216º.
O levantamento analisou dados de 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2025, com base em cerca de 13,5 mil avaliações de usuários de 68 países. Ao todo, 250 aeroportos foram classificados.
Os critérios de avaliação incluem a pontualidade dos voos, a experiência dos passageiros em relação a tempo de espera, limpeza, acessibilidade e atendimento, além da qualidade da alimentação e das opções de compras nos terminais.
No topo do ranking mundial aparece o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, na África do Sul, seguido pelo Aeroporto de Hamad, em Doha, no Catar, e pelo Aeroporto King Khalid, em Riade, na Arábia Saudita.
Veja o top 10
- Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, na Cidade do Cabo, na África do Sul
- Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar
- Aeroporto Internacional Rei Khalid, em Riad, na Arábia Saudita
- Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal
- Aeroporto Internacional de Mascate, em Mascate, no Omã
- Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, no Panamá
- Aeroporto Internacional King Shaka, em Durban, na África do Sul
- Aeroporto Internacional de Salt Lake City, em Salt Lake City, nos Estados Unidos
- Aeroporto de Bergen, em Flesland, na Noruega
- Aeroporto Internacional Rei Fahd, em Dammam, na Arábia Saudita
Fonte: O Globo