'Desprezo pela Justiça', fuga: por que a Justiça ordenou a prisão de Oruam


Veja o passo a passo da ação que terminou na prisão preventiva do rapper filho de Marcinho VP


A Justiça ordenou a prisão preventiva do rapper Oruam por sua fuga durante uma operação policial, associação com membros do Comando Vermelho e agressões contra policiais, o que teria evidenciado o seu desprezo pela lei e risco à investigação.

Uma sequência de fatos desencadeou na prisão preventiva do rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, o Oruam, que se entregou à polícia na última terça-feira, 22. O estopim foi uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro em sua residência, no bairro nobre do Joá, na noite de segunda-feira, 21.

Na decisão da juiza Ane Cristine Scheele Santos, ela aponta que a fuga de Oruam enquanto ocorria a ação policial foi um fator determinante para a prisão do músico, filho do traficante Marcinho VP. Além disso, um adolescente infrator, que era o alvo inicial do mandado da polícia, também fugiu do local com o rapper.


A operação na casa de Oruam

A polícia foi à casa do rapper na noite da última segunda-feira, 21, ao receber a informação de que um adolescente infrator estaria no local. Conhecido como Menor Piu, ele é apontado como um dos maiores roubadores de veículos do Estado do Rio de Janeiro e também seria segurança do traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca, um dos maiores nomes do Comando Vermelho (CV).

Segundo a polícia, Menor Piu estaria se abrigando na casa de Oruam e essa é a segunda vez em menos de seis meses que alguém vinculado ao CV é encontrado na residência.


Ligação com o Comando Vermelho

A facção Comando Vermelho é mencionada algumas vezes no depoimento dos policiais que pedem a prisão de Oruam. Além de Menor Piu ser integrante do CV e aparecer portando armas em fotos nas redes sociais, a decisão destaca que Oruam evadiu para o Complexo da Penha, área sob o comando do CV, e desafiou os policiais a o encontrarem lá.

O rapper também teria gritado algumas vezes contra os agentes, durante a ação policial, que era filho de Marcinho VP, líder do CV que está preso em presídio federal. As falas em tom de ameaças foram divulgadas pelo próprio Oruam em vídeos nas redes sociais. "Sou filho do homem", disse o artista em um deles.


Imagens apensadas ao pedido de prisão

A polícia anexou ao pedido de prisão imagens que mostram os policiais sendo agredidos com pedras por Oruam e seus amigos. A agressão, inclusive, foi publicada também pelo próprio Oruam, que acabou gerando provas contra si mesmo.

Há na pasta uma foto do que parece ser a barriga de um dos agentes, que foi atingida pelos arremessos.


Fuga de Oruam

Um dos fatores determinantes para que a juiza determinasse a prisão preventiva de Oruam foi a sua fuga durante a ação policial, assim como a do Menor Piu.

Para a juiza Ane Cristine Scheele Santos, a fuga de Oruam "demonstra inequívoco desprezo pelas determinações da Justiça e clara intenção de se furtar à ação da lei".

"A condição de foragido compromete gravemente a investigação, impedindo sua oitiva e dificultando a reconstituição dos fatos e identificação de demais envolvidos. A permanência em liberdade de investigado que já demonstrou propensão à fuga representa risco concreto de articulação com demais membros da organização criminosa para ocultação de provas, intimidação de testemunhas e continuidade da atividade delitiva", complementa a magistrada.


Fonte: Redação Terra



Postagem Anterior Próxima Postagem