Trabalho foi encabeçado por pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/q/o/SYxMlLQiW2B73vpXhAhQ/viajante-feminino-usa-app-e-pesquisas-de-gps-para-mensagens-de-direcao-enquanto-caminha-pela-cidade-usa-mensagens-de-roupas-casuais-com-amigas-posadas-lado-de-fora-sozinhas-leem-feedback-positivo-na-postagem-1-.jpg)
Os emojis mudam a forma como as mensagens são percebidas — Foto: Freepik
Emojis são ícones ou ideogramas usados por algumas pessoas para representar ideias, emoções ou objetos por meio de mídias sociais ou plataformas de mensagens instantâneas como o WhatsApp. Ao longo dos anos, o uso dessas pequenas imagens eletrônicas, criadas pela combinação de vários caracteres do teclado, tornou-se uma tendência popular porque ajudam a expressar alguns gestos faciais.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, usuários que mantêm conversas virtuais incluem esses números em suas mensagens para aumentar o senso de responsividade.
No entanto, a instituição educacional sediada em Austin queria determinar se os ideogramas podem ter alguma influência na qualidade da comunicação cotidiana e das interações que ocorrem online.
Para isso, a equipe de pesquisa analisou o impacto dos emojis na percepção dos relacionamentos interpessoais, envolvendo 260 adultos entre 23 e 67 anos.
Nesse contexto, os voluntários tiveram que ler diversas mensagens de texto, às vezes incluindo ícones e às vezes sem. Durante essa prática, os participantes imaginaram quais seriam as possíveis respostas de seus amigos.
De acordo com os resultados do estudo publicado na revista científica 'PLOS ONE', palavras acompanhadas por certos símbolos foram melhor recebidas em comparação àquelas sem nenhum símbolo.
Isso permitiu à equipe concluir que os ideogramas ajudam a aumentar os níveis de proximidade entre as pessoas e geram uma sensação de satisfação no relacionamento, ou seja, fortalecem a conexão emocional.
Nesse sentido, os pesquisadores apontaram que os ícones criados a partir da combinação de caracteres funcionam como um sinal não verbal que complementa e facilita a interpretação do conteúdo quando a interação não é presencial.
Entre as descobertas, eles também esclareceram que o tipo de gestos representados pelos emojis não influencia totalmente as conversas, ou seja, o principal fator é a forma como as ideias e expressões são compreendidas.
Fonte: O Globo