Vila Pavão sedia o XVII Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva; confira programação


Com o tema “A Sabedoria da Natureza no Cuidado da Saúde”, o município será sede, nos dias 25 e 26 de julho, da 17ª edição do Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva. O evento será realizado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (a tradicional “Igrejona”) e tem como proposta promover reflexões e práticas sobre saúde preventiva e terapias naturais.

O seminário, que ocorre anualmente desde 2005, tem como público-alvo agentes dos serviços públicos, pastorais, sindicatos, comunidades, famílias agrícolas, educadores e todos os interessados na saúde natural preventiva. A programação visa atualizar conhecimentos, valorizar a fitoterapia, partilhar saberes populares, estimular práticas terapêuticas tradicionais e promover a autonomia e a sustentabilidade familiar.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Natural Preventiva, em parceria com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e a Acesa (Associação Central de Saúde Alternativa do Espírito Santo). O evento deve reunir participantes de diversos municípios capixabas e também de cidades vizinhas de Minas Gerais.

De acordo com a terapeuta holística, Maria da Paixão Oliveira Alves, coordenadora do Departamento de Saúde Natural Preventiva e da Acesa, o seminário reflete o crescimento constante da Medicina Natural Preventiva na região. Esse avanço é resultado de um trabalho contínuo de resgate e valorização de práticas tradicionais, desenvolvido por meio da parceria entre o município, a Acesa, as igrejas locais e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

A Medicina Natural Preventiva busca prevenir e tratar doenças a partir da identificação precoce de desequilíbrios, utilizando recursos naturais, como a fitoterapia, nutrientes funcionais, desintoxicação e mudanças no estilo de vida. Alimentação saudável, prática de atividades físicas e equilíbrio emocional são pilares fundamentais dessa abordagem.

A expectativa para esta edição do seminário é bastante positiva, reforçando o reconhecimento da população e das instituições pela importância do cuidado integral e natural com a saúde.

Confira a programação completa no folder abaixo:





Postagem Anterior Próxima Postagem