Frente fria ajuda a manter o risco de chuvas intensas nesta segunda-feira em 8 estados; confira a previsão


Uma frente fria já atua na Região Sul e vem provocando chuvas intensas e tempestades. O sistema continua atuando nesta segunda-feira e contribui para o tempo instável em 7 estados.

Uma frente fria se formou sobre a Região Sul neste fim de semana e vem provocando chuvas intensas e tempestades, principalmente no Rio Grande do Sul. A previsão é de que o sistema continue atuando no Brasil nos próximos dias.

Nesta segunda-feira (4), o sistema frontal recebe um reforço através da atuação de uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão sobre o Paraguai, mantendo o tempo instável em boa parte da Região Sul e no estado do Mato Grosso do Sul. A presença da frente fria da região de cavado contribui para também para a formação de um canal de umidade pelo oeste do Brasil, favorecendo chuvas em mais 4 estados: Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

INMET emite avisos de para esta segunda-feira.

Para o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há risco de tempestades para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. Alerta de chuvas intensas para o Amazonas, Acre, Rondônia e, também, para o Mato Grosso.

A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo para a segunda-feira (4).


Previsão do tempo para a segunda-feira

Na noite deste domingo (3), uma região mais instável ganha intensidade no Paraguai e favorece a atuação de nuvens de chuva no oeste e sul do Mato Grosso do Sul, no oeste do Paraná, de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. Há potencial de trovoadas de pancadas de até forte intensidade.

No decorrer da madrugada da segunda-feira (4), as instabilidades conseguem se desenvolver e levam risco de tempestades, que podem ocorrer com severidade, no período da manhã no noroeste e norte do Rio Grande do Sul, com chuvas intensas sendo previstas para a região da Serra, Litoral Norte e região de Porto Alegre.

Previsão de chuva para a manhã da segunda-feira, 4 de agosto.

Em Santa Catarina, as chuvas acontecem com fraca intensidade no oeste e no sul do estado. Já no Paraná, chuvas de fraca a moderada intensidade no sul, oeste e noroeste. No Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso, há risco de chuva forte e de tempestades.

No período da tarde, o canal de umidade já está formado e favorece chuvas de norte a sul, beirando o oeste do Brasil.

Na Região Sul, o risco de tempestades diminui, mas há potencial de chuvas de até forte intensidade na porção norte até o Litoral Norte e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as chuvas acontecem com fraca a moderada intensidade em todas as regiões. Já no Paraná, as chuvas ficam mais restritas ao sul, leste e todo o oeste do estado, com potencial de chuva forte nas áreas do oeste.

Previsão de chuva para a tarde da segunda-feira, 5 de agosto.

No Mato Grosso do Sul, ainda há alerta de tempestades no oeste do estado, com chuvas intensas ocorrendo na porção centro-norte. No Mato Grosso, há alertas de chuvas intensas e de tempestades para o centro-sul e oeste, incluindo a região de Cuiabá.

Na porção onde atua o canal de umidade na Região Norte, as chuvas acontecem na forma de pancadas e de tempestades e atingem o estado de Rondônia, a porção oeste do Amazonas e o estado do Acre.

No período da noite, os alertas se restringem ao Sul e ao estado do Mato Grosso do Sul. Alerta de chuvas intensas para a região entre os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, para a região central e oeste de Santa Catarina e sul do Paraná, e oeste do Mato Grosso do Sul, sendo este último, ainda com risco para tempestades.

Previsão de chuva para a noite da segunda-feira, 4 de agosto.

No decorrer da madrugada da terça-feira (5), as chuvas perdem intensidade e não há mais alertas meteorológicos.


Fonte: Meteored




Postagem Anterior Próxima Postagem