Enquanto as temperaturas máximas entram em elevação no começo da semana, uma mudança no tempo está prevista para o meio da semana, com chuvas, tempestades e nova queda de temperaturas.

Em relação à temperatura, a tendência é de aumento da amplitude térmica - diferença entre a temperatura máxima e a mínima. Enquanto as manhãs serão geladas, com mínimas abaixo de 10°C em áreas como o sul de minas e regiões serranas, as máximas entram em elevação, podendo ultrapassar os 30°C no oeste de São Paulo e de Minas Gerais.
As temperaturas máximas e mínimas entram em ligeira elevação entre domingo (3) e segunda-feira (4), quando já pode chover no sul de São Paulo. A partir da terça-feira (5) a mudança do tempo está prevista, com a chuva se espalhando pela região sudeste e as temperaturas máximas voltando a diminuir, aumentando a sensação de frio.
Previsão de chuva a partir de terça-feira
Ao longo da manhã de terça-feira (5) a chuva aumenta no sul de São Paulo e também pode ter pancadas isoladas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Entre a noite de terça-feira (5) e a madrugada da quarta-feira (6) a chuva se intensifica no sul de São Paulo, podendo chover forte também no sul do Espírito Santo.

Durante a tarde a chuva se espalha por toda a faixa leste da região Sudeste - incluindo as capitais paulista, fluminense e capixaba - o centro-sul de Minas Gerais e também do Espírito Santo.

Estão previstas tempestades isoladas durante a tarde de quarta-feira (6) entre São Paulo e Minas Gerais. As tempestades podem ser localmente intensas, com chuvas moderadas e, na quinta-feira (7), a chuva cessa.
Frente fria garante a manutenção do frio
A chuva e a passagem da frente fria garantem a manutenção do frio sobre o Sudeste, mantendo as temperaturas mínimas baixas e contendo a elevação das temperaturas máximas na faixa leste. Entre terça (5) e quinta (7) as temperaturas mínimas variam entre 7°C (regiões serranas) e 14°C na faixa leste da região Sudeste e no sul de São Paulo.
As temperaturas máximas, que entram em elevação no começo da semana, voltam a diminuir principalmente sobre a faixa leste do Sudeste e, em alguns pontos, as anomalias de temperatura representam até 10°C abaixo da média, como em Munhoz, no sul de Minas Gerais, e também na serra do Rio de Janeiro.
Na faixa leste da região Sudeste, as máximas ficam entre 13°C e 16°C, podendo registrar cerca de 10°C nas áreas mais elevadas, com máxima de 19°C na capital paulista nesta quarta-feira (6).
Fonte: Meteored