O desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e a mobilização nacional para a coleta de material genético de familiares são duas ferramentas importantes utilizadas pelo Governo Federal para auxiliar na localização de pessoas desaparecidas. O esforço do Estado já produziu frutos: o número de cidadãos com paradeiro desconhecido encontrados subiu 15%, conforme apresentado no Mapa de Segurança Pública.
A análise foi feita pela secretária Nacional de Direitos Digitais (Sedigi), Lílian Cintra de Melo, durante apresentação das políticas públicas elaboradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para pessoas desaparecidas, durante o Congresso da Cidadania Digital, em São Paulo (SP), em 30 de julho.
Na ocasião, a titular da Sedigi participou do painel A Identificação como Instrumento de Combate ao Desaparecimento de Pessoas. Lilian observou que, no último ano, o uso de ferramentas digitais, como o Amber Alert, desenvolvida pela empresa Meta em parceria com o MJSP, fortaleceu a busca de crianças e adolescentes perdidos.
“Estamos fazendo um esforço para ampliar esse alerta para outras mídias sociais. Também estamos em tratativas com a Agência Nacional de Telecomunicações para que todos os celulares, independentemente da tecnologia, possam receber um alerta via SMS informando que, naquela localidade, há uma pessoa desaparecida”, informou Lílian.
A secretária também destacou a importância de ampliar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), especialmente para crianças, o que resultará na formação de um banco de dados robusto que ajude a identificar as pessoas desaparecidas.
Congresso da Cidadania Digital
O Congresso da Cidadania Digital é um espaço de debate sobre identificação civil no Brasil. O evento é organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital, com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e outras instituições públicas e privadas.
A edição completa do congresso em 2025 será em Brasília (DF), de 23 a 25 de setembro. Neste ano, o tema central será a Integração Nacional. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site oficial do evento.