Moradores participaram de evacuação e atendimento durante treinamento que reuniu Defesa Civil, Bombeiros e Samu
![]() |
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória |
O bairro Jaburuna, em Vila Velha, se transformou em um cenário de evacuação, resgate e salvamento durante um simulado de desastre natural, neste sábado (16), coordenado pela Defesa Civil Municipal.
Durante a manhã, foram encenadas duas situações: um escorregamento de massa e um rolamento de bloco com colapso de estrutura. As famílias deixaram suas casas em setores de risco e passaram por todas as etapas de um atendimento real, desde o cadastramento de vítimas até a chegada ao abrigo temporário.
Voluntários representaram feridos e até óbitos, simulados com bonecos em tamanho real, que foram atendidos pelo Samu. O Corpo de Bombeiros realizou operações de resgate, incluindo buscas com cães especializados.
No exercício, as duas vias de acesso à comunidade ficaram “bloqueadas” por escorregamento e rolamento de blocos. Para dar continuidade ao salvamento, foi acionado o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), que utilizou um helicóptero para transportar equipes e materiais até as áreas mais altas.
Cadastro e acolhimento
Após o resgate, os moradores eram cadastrados pela Defesa Civil e encaminhados ao ponto de abrigo. “Nosso objetivo número um é salvar vidas. Depois, acolher as pessoas e trabalhar para restabelecer a normalidade”, destacou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha, sargento EB-R1 Afonso Belenda Netto.
O simulado reuniu cerca de 100 profissionais de diferentes instituições, entre eles o Corpo de Bombeiros Militar, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), o Samu 192 e a Guarda Municipal.
Fonte: Folha Vitória