Objetivo da ação foi desarticular organização criminosa ligada ao Comando Vermelho, que atua no tráfico de drogas na região de Rio Bananal. Polícia chegou até os suspeitos por meio de denúncias anônimas.
Dezenove pessoas foram presas em uma operação para desarticular uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho (CV) na região de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo. Os detidos são suspeitos de homicídios, tráfico de drogas, furtos e roubos.
Essa é a segunda fase da Operação "Bandido Não Se Cria", do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com o apoio da Polícia Civil. Seis pessoas foram presas na tarde da segunda-feira (11) e outras 13 na madrugada desta terça (12).
Também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. Os policiais apreenderam documentos, computadores, telefones celulares, mídias e outros materiais que possam contribuir para as investigações, além de drogas, armas e dinheiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/5/P/Wa8LHGQMGNa9Bg9CqIcQ/thumb-fotos-20-.jpg)
19 suspeitos de homicídio são presos durante operação de combate ao tráfico em Rio Bananal, Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Segundo o MP, a investigação tramita sob sigilo, mas queria prender os líderes da organização.
"Com o apoio da população no 181, a ligação anônima e gratuita, a polícia conseguiu obter informações sobre a organização criminosa e realizar as prisões", afirmou o delegado Eudson Ferreira.
Rede estruturada de tráfico
As investigações começaram depois da prisão em flagrante de um dos integrantes da organização.
A partir do aparelho celular do detido, a polícia encontrou trocas de mensagens que mostraram a existência de uma rede estruturada e organizada, com conexões entre criminosos do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/p/MUTJ7HTyi4zslk0ZO6ww/thumb-fotos-22-.jpg)
19 suspeitos de homicídio são presos durante operação de combate ao tráfico em Rio Bananal, Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Um outro material que serviu de fundamento para a prisão dos 19 suspeitos foi um vídeo divulgado nas redes sociais com apologia ao tráfico, ostentação de bens, porte e posse de arma de fogo e participação de uma criança armada.
Ele foi gravado em frente à casa de um dos suspeitos e é apontada como uma das principais bocas de fumo de Rio Bananal.
Outras operações
Outras cidades da Região Norte receberam operações com o mesmo objetivo. Nas últimas semanas, ações realizadas em Aracruz, Sooretama, Conceição da Barra, Jaguaré, Vila Valério e Linhares terminaram com a prisão de 21 suspeitos.
Além das prisões, foram apreendidas armas, drogas, munições e dinheiro. O superintendente da Polícia Regional Norte, delegado Fabrício Dutra, disse que as investigações continuam
"Vamos manter o foco, a pressão em cima dos criminosos e deixar claro que se cometer crimes na região Norte vai ser preso. Não importa o tempo", disse.
Fonte: g1 ES