Comunidade que está em chamas faz parte do Dique da Vila Gilda, em Santos, litoral de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta sexta-feira (1º), residências na comunidade de palafitas localizada no Caminho São Sebastião, em Santos, no litoral de São Paulo. O local faz parte do Dique Vila Gilda, considerada a maior favela sobre palafitas do país.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram por volta das 7h30 e se alastraram rapidamente devido à estrutura das casas, feitas majoritariamente de madeira. Uma coluna espessa de fumaça pôde ser vista de diferentes pontos da cidade.
Treze viaturas e cerca de 30 agentes foram mobilizados para o combate ao fogo. O incêndio foi controlado por volta das 9h30, e os trabalhos continuam na contenção de pequenos focos remanescentes.
Sem vítimas até o momento
Até o momento, não havia registro de vítimas, e as causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Em setembro de 2023, um outro incêndio na comunidade São José, também parte do Dique Vila Gilda, destruiu cerca de 250 casas de palafitas, deixando centenas de desabrigados.
As autoridades seguem monitorando a área e ainda avaliam os danos causados pelo fogo.
A Defesa Civil Estadual afirmou que equipes da pasta estão mobilizadas para o fornecimento de materiais de ajuda humanitária.
Fonte: Revista Fórum