Um incêndio atingiu plantações de café, áreas de pastagens e mata nativa em Córrego Paranazinho, em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, após um morador colocar fogo em lixo na noite de segunda-feira (29).
As chamas foram controladas após cerca de 11 horas de trabalho de combate de equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal e de servidores da Secretaria Municipal de Obras.
A Defesa Civil de Pancas informou que o incêndio começou depois que um morador ateou fogo em lixo no quintal de casa. As chamas se espalharam rapidamente pela região. Na manhã desta terça-feira (30), as equipes retornaram ao local e calcularam que cerca de 668.237 m² foram atingidos, o equivalente a 94 campos de futebol.
Uma agricultora da localidade relatou que teve prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil com o incêndio, que afetou suas terras. Segundo ela, o fogo destruiu canos de irrigação, plantações de café, árvores frutíferas e mais de mil pés de banana, fora os custos com mão de obra e aluguel de máquinas para conter as chamas.
A Prefeitura de Pancas reforçou a necessidade de a população se conscientizar que as queimadas colocam vidas em risco, destroem o meio ambiente e podem causar grandes prejuízos todos.