Morre a atriz e comediante Berta Loran


Morreu, aos 99 anos, na noite do último domingo (28/9), a atriz e comediante Berta Loran. A veterana das telinhas estava internada em uma unidade de saúde particular, em Copacabana, zona sul do Rio.

A artista completaria um centenário em março do próximo ano. Ela vivia reclusa, sem contato com a imprensa. A reportagem acionou a assessoria do hospital, mas ainda não obteve retorno.

A relutância da artista em falar com a imprensa é confirmada por João Luiz Azevedo, produtor cultural e realizador do livro-homenagem Berta Loran: 90 anos de humor (Litteris), lançado em 2016.

Quem era Berta Loran

Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1926, Berta imigrou ainda criança para o Brasil, fugindo das perseguições contra judeus na Europa. Instalou-se com a família no Rio de Janeiro, onde começou a se interessar pelas artes. Foi nos palcos de teatro de revista que conquistou o público com sua irreverência, naturalidade e espontaneidade.


Berta Loran se tornou um rosto conhecido da televisão brasileira a partir da década de 1960. Esteve presente em programas humorísticos marcantes, como Balança, Mas Não Cai, Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total, além de participações em novelas e minisséries.

Com seu sotaque característico e jeito debochado, fez história como uma das primeiras mulheres a se consolidar no humor em um período dominado por homens. Com quase oito décadas de carreira, Berta Loran atravessou diferentes fases da televisão brasileira, sempre carregando o riso como ferramenta de resistência e identidade artística.

Entrevistas negadas

A produção do The Noite, do Danilo Gentili, quis entrevistá-la, e o convite foi recusado. A situação se repetiu com o Sem Censura, mesmo com o áudio afetuoso enviado por Cissa Guimarães (apresentadora da atração) – pontua João Luiz.

O fato de querer preservar sua imagem do mundo resvala também em alguns amigos da querida atriz. Ao completar 99 primaveras, Berta evitou sair em público e receber visitas, como conta uma amiga dela, que pediu para ter sua identidade preservada.

Fonte: Metrópoles



Postagem Anterior Próxima Postagem