Nordestina que vive há 53 anos no Rio, Maria José volta ao evento em Copacabana para celebrar o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa

Dona Maria José tem 84 anos e nada 1,5 km duas vezes por semana - Arquivo pessoal
Aos 84 anos, a aposentada Maria José Pontes de Farias é sinônimo de vitalidade. Campeã de natação, frequentadora assídua da musculação, da ginástica e da bicicleta ergométrica, ela desafia o tempo com disposição de sobra. Natural do Rio Grande do Norte e moradora do Rio de Janeiro desde 1972, ela foi eleita a musa inspiradora do 'Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena', projeto que chega à sua terceira edição no domingo (28), em Copacabana.
Dona Marizé ou - 'a matriarca', como é conhecida em São Cristóvão, o Bairro Imperial, onde reside com marido e filhos - entrega sua receita de longevidade. "O segredo é nunca parar. Gosto de estar sempre ativa, cuidando do corpo e da mente", conta a atleta veterana, que nada mais de 1,5 km por treino, duas vezes por semana, no parque aquático do Vasco da Gama. Além disso, faz musculação três vezes na semana com personal trainer, se exercita diariamente na bicicleta ergométrica e frequenta a Academia da Terceira Idade perto de casa.
Muito além das recomendações da OMS
Com todos esses marcos, Maria José supera de longe a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta que pessoas acima de 65 anos pratiquem atividade física ao menos três vezes por semana. "Adoro me sentir independente e saudável. Faço tudo sozinha e mantenho minha alimentação o mais natural possível, como aprendi no meu Nordeste", revela. O cardápio inclui cuscuz, batata-doce, inhame, aipim, muitas verduras, legumes e frutas.
Mãe de 10 filhos (cinco já falecidos), avó de nove netos e bisavó de dois bisnetos, Maria José mostra que longevidade também é sobre afeto e resiliência. No Saúde sem Idade, é presença garantida desde a primeira edição. "Adorei participar. Dancei, me exercitei, conversei com muita gente. Até as marchinhas de Carnaval eu não deixei passar", diz ela, rindo.
Domingo, lá estará ela novamente, no Quiosque Mar de Copa, para dançar, sorrir, cuidar da saúde e provar que envelhecer pode – e deve – ser sinônimo de bem-estar e autoestima. "Volto porque aqui me sinto valorizada, acolhida. Fiz amigos, aprendi coisas novas e percebi que posso viver cada fase da vida com mais consciência e alegria", conta.
Dona Maria José já é aguardada pelos organizadores e colegas como símbolo da longevidade ativa e saudável, conceito-chave do evento. "Ela é uma diva. Deixa no chinelo muitas meninas novas que têm preguiça de malhar. É nossa musa inspiradora", afirma a jornalista Rosayne Macedo, editora do portal Vida e Ação e idealizadora do Saúde sem Idade.
Longevidade carioca em números
elhor da vida é agora', a programação do Saúde sem Idade 3 marca a abertura da Semana Nacional da Pessoa Idosa no Rio de Janeiro, em alusão ao Dia Internacional, celebrado em 1° de outubro. Os dados confirmam a importância da iniciativa: no Rio de Janeiro, os idosos já representam 18,8% da população – índice que sobe para 29% em Copacabana, bairro com uma das maiores concentrações de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. No país, a população idosa deve chegar a 37,8% até 2070, segundo o IBGE.
"Queremos mostrar que envelhecer é uma conquista. É possível viver bem, com saúde física, mental e social, em qualquer idade", afirma a jornalista Mônica Ulisses, editora do site Comida na Mesa, coorganizadora do projeto, junto com a também jornalista Ana Carolina Almeida.
Cuidado, acolhimento e integração
A terceira edição promete repetir o sucesso das anteriores, com rodas de conversa, serviços de saúde, práticas integrativas e atividades culturais abertas ao público. Durante a manhã de domingo (28), os participantes terão acesso a serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional e terapias como reflexologia, auriculoterapia e hipnose coletiva.
Haverá ainda sorteio de brindes, música e dança, reforçando o caráter festivo e inclusivo do encontro. Durante o evento, quem passar pelo quiosque Mar de Copa também receberá folhetos da campanha #ORespeitoNãoEnvelhece, destacando informações sobre os direitos das pessoas idosas e canais de denúncias sobre violações.
Realizado em parceria com instituições como a Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa da OAB-RJ, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), ABI - Associação Brasileira de Imprensa, Physiopraxis Institute, Laboratório da Pele e Iniciativa FIS, o evento será no Quiosque Mar de Copa, em Copacabana, das 9h30 às 12h30, com entrada gratuita. Inscrições: Sympla.
Fonte: O Dia