O que é a Carteira Nacional Docente destinada a professores?


Medida anunciada por Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, busca promover melhores condições de trabalho para a categoria

A nova carteira de identificação será destinada a professores das redes pública e privada • Reprodução/MEC

Recentemente, o MEC (Ministério da Educação) anunciou a criação da CNDB (Carteira Nacional de Identificação Docente do Brasil), um documento que visa valorizar e reconhecer os profissionais da educação básica e superior em todo o país.

A medida integra o programa "Mais Professores para o Brasil", que busca promover a qualificação, o incentivo à docência e melhores condições de trabalho para a categoria.


A CNDB tem como objetivos principais:
  1. Identificar os professores.
  2. Promover sua valorização e reconhecimento.
  3. Facilitar o acesso a ferramentas de trabalho e a benefícios exclusivos, como descontos em eventos culturais e diárias de hotéis.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria-Executiva do MEC em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Durante o anúncio do lançamento da CNDB, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a carteira é fundamental para a valorização dos docentes. "Todos nós passamos pelo professor, todas as profissões passam pelo professor, então é importante reconhecer o papel deles. A carteira, além da identificação profissional, vai viabilizar o acesso a benefícios e programas", afirmou.


Abrangência e Detalhes da CNDB

A nova carteira de identificação será destinada a professores das redes pública e privada. Dados recentes do Censo Escolar (Educação Básica) e do Censo da Educação Superior de 2023 indicam que o Brasil possui 2.354.194 professores na educação básica (infantil, fundamental e médio) e 310.182 docentes no ensino superior (graduação e pós-graduação).

A CNDB será emitida pelo MEC e estará disponível em formatos digital e físico.


O que constará na carteira:
  1. Nome completo
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  3. Filiação
  4. Local de residência
  5. Data de nascimento
  6. Dados profissionais, incluindo a instituição de ensino
  7. Foto do titular (formato 3x4)
Para a manutenção e atualização da base de dados dos profissionais, as informações serão fornecidas à União pelos estados, pelos municípios e pelo Distrito Federal.


Fonte: CNN Brasil




Postagem Anterior Próxima Postagem