Segundo INMET pode chover até 100 mm de precipitação e risco de alagamentos deslizamentos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (25), um alerta laranja de perigo por acumulado de chuva para 12 municípios do litoral norte do Espírito Santo. O aviso, publicado às 12h33, é válido até as 9h deste domingo (26) e prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia.
De acordo com o Inmet, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas afetadas.
As cidades que estão sob maior risco são:
- Aracruz
- Cariacica
- Conceição da Barra
- Fundão
- Jaguaré
- Linhares
- Santa Leopoldina
- São Mateus
- Serra
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
O Inmet orienta que os moradores evitem sair de casa durante o mau tempo, fiquem atentos a movimentações de encostas e desliguem aparelhos elétricos em caso de instabilidade na rede. Em situações de emergência, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Alerta amarelo para as cidades das regiões Norte e Noroeste do ES
Além do aviso laranja, o instituto também emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas, que indica perigo potencial, para 25 municípios do Norte e Noroeste capixaba, com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
As cidades incluídas nesse segundo alerta são:
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Barra de São Francisco
- Boa Esperança
- Colatina
- Conceição da Barra
- Ecoporanga
- Governador Lindenberg
- Jaguaré
- Linhares
- Mantenópolis
- Marilândia
- Montanha
- Mucurici
- Nova Venécia
- Pancas
- Pedro Canário
- Pinheiros
- Ponto Belo
- Rio Bananal
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- Sooretama
- Vila Pavão
- Vila Valério
O órgão alerta ainda que as condições meteorológicas podem mudar rapidamente e que novas atualizações podem ser publicadas nas próximas horas.



.gif)