Morre Zezé Machado: militante petista que fez história no ES



Zezé Machado, 84 anos, foi enterrada na tarde deste domingo em Porangaba, município onde nasceu, no interior de São Paulo. Militante histórica do Partido dos Trabalhadores, foi candidata a vice-governadora do Espírito Santo em 1982, integrando a chapa encabeçada por Perly Cipriano.

Maria Zezé Machado, seu nome completo, faleceu na noite de sábado por causas naturais. Reconhecida por sua determinação, chegou a ser freira e destacou-se nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica e em movimentos sociais. Essa trajetória a levou à composição da chapa majoritária do PT ao lado de Perly.

Nas eleições de 1982 no Espírito Santo, o PT, recém-fundado e na oposição à ditadura militar, teve participação discreta. A chapa Perly/Zezé obteve 10.588 votos e ficou em terceiro lugar, atrás de Gerson Camata (PMDB), eleito governador com 448.074 votos, e de Carlito Von Schilgen (PDS), que alcançou 282.728 votos. O quarto colocado foi Osvaldo Mármore (PDT), com 1.236 votos.

Além de simbolizar a retomada das eleições diretas para governador, o pleito de 1982 marcou outro avanço: pela primeira vez na história do Espírito Santo uma mulher disputou o cargo de vice-governadora.


PETISTAS LAMENTAM

Nas redes sociais, militantes do partido manifestaram pesar pela morte de Zezé Machado. “Zezé era uma mulher extraordinária! Grande incentivadora das Comunidades Eclesiais de Base e formadora dos jovens da minha época. Ela ficará para sempre em nossas memórias por seu comprometimento com o combate às desigualdades sociais e à pobreza, por seu exemplo de fé e de esperança”, escreveu o deputado estadual João Coser.

Segundo a depultada Iriny Lopes (PT-ES), a força de Zezé emergia do povo, das Comunidades Eclesiais de Base que ajudou a consolidar, da fé que guiou sua luta contra a pobreza e da esperança que despertou em cada jovem que ela formou.

Iriny Lopes acrescentou que Zezé plantou a semente da transformação: ao aceitar, em 1982, o desafio de ser a primeira mulher candidata a vice-governadora, ela não só disputou uma eleição, mas semeou a convicção de que a trajetória política pertence igualmente às mulheres.

Fonte: O capixaba



Postagem Anterior Próxima Postagem