VÍDEO: Engenheiro cria trator diferente e ganha apelido de 'Mad Max capixaba'

Arilson Ludtke, 46 anos, criou uma tobata diferente, um micro trator para pulverizar plantações no Espírito Santo — Foto: Reprodução


Uma máquina curiosa tem chamado atenção nas ruas de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Espírito Santo. Uma tobata (ou micro trator) fora do comum foi criada pelo engenheiro mecânico Arilson Ludtke, de 46 anos, para ajudar nas tarrefas diárias em plantações da região. Vídeos mostrando a invenção caíram nas redes sociais e viralizaram.

O equipamento foi criado para pulverizar diretamente o solo das plantações de inhame, comuns na cidade. Segundo Arilson, o uso de drones não é eficaz nesse tipo de cultivo, pois o produto fica nas folhas e não penetra o solo. Por isso, ele pensou numa máquina que consiga colocar os produtos diretamente na terra.

"Eu chamaria essa máquina que criei de um micro pulverizador agrícola de solo, mas ele serviria pra pulverizar a lavoura também", explicou em entrevista ao g1.

Apesar de circular pela cidade, a máquina ainda está em fase de ajustes. "Falta um bico na parte traseira, para melhorar a automação e para que ela funcione de forma mais independente", contou. Foi em uma dessas andanças pelas ruas de Santa Maria que fizeram os vídeos que viralizou, chamando atenção de internautas e moradores.

Arilson Ludtke, 46 anos, criou uma tobata diferente, um micro trator para pulverizar plantações no Espírito Santo — Foto: Reprodução

Apesar de ter pensado em uma máquina para ajudar no campo, Arilson não é agricultor. Ele presta serviços para um produtor local. A ideia da criação é facilitar o trabalho nas plantações e reduzir a dependência de mão de obra.

Invenções curiosas, das mais variadas, são com ele mesmo. "Já fiz lavadora para separação de água e até elevadores de carga. Há essa demanda pelas máquinas para não depender 100% de mão de obra, já que poucas pessoas se dispõe a realizar esse serviço", afirmou.

Mesmo com tantas criações e "engenhocas", essa é a primeira vez que ele cria um "trator". Arilson já desenvolveu lavadora de gengibre, fritadeiras elétricas, forno industrial, elevadores de carga, fresadora, colheitadeira de gengibre, mesa magnética e até um carro gaiola de trilha.

"As pessoas ficam sempre curiosas e interessadas. Inclusive, empresas já demonstraram interesse nas minhas criações. E não, não demoro pra produzir", disse.

Na internet, várias pessoas comentaram sobre a invenção inusitada do capixaba. Algumas pessoas elogiaram a criatividade do engenheiro. Outras falaram que o veículo seria ideal para andar em ruas alagadas. E teve quem "batizasse" a máquina e essa situação de "Mad Max capixaba".


Arilson Ludtke, 46 anos, criou uma tobata diferente, um micro trator para pulverizar plantações no Espírito Santo — Foto: Reprodução

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem