Um objeto luminoso foi visto no céu por moradores de Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, e de outros Estados brasileiros, na noite de segunda-feira (27). A 'bola brilhante" registrada em vídeo (veja acima) e que despertou a curiosidade de quem a viu se trata de um lixo espacial do corpo de um foguete chinês – o CZ-7A R/B, segundo Luciana Fontes, associada do Projeto Exoss – Rede de Monitoramento de Meteoros.
Luciana explicou que o objeto, identificado pelos códigos NORAD 60180 e 2024-122B, foi lançado da China em 29 de junho de 2024. Antes de entrar na atmosfera, ele orbitava a Terra passando entre 105 km e 950 km de altura, completando uma volta a cada 95 minutos, com inclinação de 15,5°. Além do Espírito Santo, o fenômeno foi visto de regiões de Minas Gerais, da Bahia e de Brasília.
Marcelo De Cicco, coordenador do projeto brasileiro de estudos de meteoros Exoss, explicou que como o foguete estava passando muito baixo na atmosfera, o atrito com o ar fez sua velocidade diminuir rapidamente, fazendo com que ele saísse da órbita e entrasse na atmosfera sobre o Brasil de forma descontrolada. Segundo ele, fenômenos como esse ocorrem quando estágios de foguetes se fragmentam e queimam na atmosfera, produzindo rastros luminosos semelhantes a meteoros ou “bolas de fogo”. Não há registros de fragmentos atingindo o solo.
Fonte: A Gazeta


.gif)