Bolsa brasileira bate recorde e dólar recua


Na segunda-feira (3), o principal índice da bolsa de valores no Brasil, o Ibovespa, marcou nova máxima histórica ao ultrapassar os 150 mil pontos pela primeira vez. 


O desempenho é atribuído ao otimismo dos investidores diante da possibilidade de votação de cortes de gastos no Congresso e da expectativa de decisões futuras da autoridade monetária. 

Paralelamente, o dólar comercial apresentou leve recuo, refletindo a maior entrada de fluxo estrangeiro e ajuste das expectativas para o câmbio. 



Fatores que sustentam o cenário

• A combinação de indicadores econômicos e políticos favoráveis — como a expectativa de ação do Banco Central do Brasil (BC) e do Comitê de Política Monetária (Copom) — fez com que o mercado revisse para cima suas projeções.

• A valorização da bolsa frente ao câmbio sugere que os agentes financeiros estão antecipando um ambiente de juros menos pressionados e de maior travessia de capital estrangeiro.



O que observar daqui pra frente

Fique de olho no que vier: decisão de política monetária, novos dados de atividade econômica e qualquer movimentação relevante no Congresso que possa alterar o rumo dos gastos públicos. Essas variáveis podem dar o tom para os próximos dias nos mercados.

Da redação com informações do G1





Postagem Anterior Próxima Postagem