
(Creas Itarana)
Ao contemplar todos os municípios do Espírito Santo com, pelo menos, um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Governo do Estado se destaca na Região Sudeste e passa a ser o único estado a oferecer esse serviço a todos os municípios.
A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, destacou como essa conquista é gratificante para o estado e principalmente para os cidadãos capixabas. “É uma grande alegria alcançar mais uma meta muito positiva para a assistência social, que é a oferta dos trabalhos dos CREAS, em todos os 78 municípios, principalmente quando se fala de políticas públicas para a população capixaba”, disse.
Ainda segundo a secretária, nos últimos sete anos, o Governo do Estado fez recordes de investimentos na proteção social, ultrapassando o total de mais de R$ 950 milhões em cofinanciamento dos serviços, cofinanciamento para a construção e/ou reforma das unidades socioassistenciais, benefícios de transferência de renda, segurança alimentar e nutricional, trabalho e geração de renda e primeira infância.
O Creas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.).
A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.
O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Confira o endereço e o contato dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (download)

.gif)