Estava doente no Enem 2025 e perdeu a prova? Confira prazo para pedir reaplicação e saiba como solicitar


Foto: Divulgação/MEC

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que deixaram de fazer um ou os dois dias de prova por motivos de saúde ou por dificuldades logísticas têm assegurado o direito a participar da reaplicação do exame que ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro.

Para tanto, é obrigatório solicitar a reaplicação a partir desta segunda (17) até as 12h de 21 de novembro (horário de Brasília), orienta o Ministério da Educação (MEC).


Podem participar da reaplicação:
  • Participantes afetados por problemas logísticos, por falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais na região;
  • Candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas (tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19).
O inscrito fará apenas a prova do dia em que sua participação foi inviabilizada.


Para solicitar a reaplicação:
  • É preciso entrar na Página do Participante e inserir login e senha.
  • Entre 17 e 21 de novembro, o candidato poderá abrir o pedido de reaplicação para fazer o Enem em dezembro.
  • Se a justificativa for relacionada a problemas de saúde, será preciso anexar documentos comprobatórios (como exames e atestados médicos). Nos casos de falhas logísticas, o próprio Inep irá analisar a situação do local de prova em que o participante estava inscrito.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.






Postagem Anterior Próxima Postagem