Polícias Civil e Científica e EDP identificam fraude em medidor de energia de mini mercado em Cariacica



Na manhã dessa terça-feira (11), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em ação conjunta com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e com técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, realizou, uma fiscalização em um mini mercado localizado no bairro Itacibá, em Cariacica.

Durante a vistoria, foi apurado possível furto de energia elétrica na unidade consumidora de instalação.

Na perícia técnica, o perito oficial criminal constatou que, embora os lacres externos do medidor estivessem intactos, havia marcas de recolagem na carcaça do equipamento. Ao abrir o medidor, foi encontrado em seu interior um dispositivo eletrônico instalado para impedir o registro de energia consumida nas fases B e C, permitindo que apenas a fase A fosse devidamente registrada. O mecanismo podia ser acionado pelo usuário e ocultava de forma eficaz a fraude, dificultando sua identificação visual ou por leitura comum.

A manipulação interna causou danos permanentes ao equipamento da concessionária, impossibilitando sua recuperação. O medidor foi substituído pela equipe da EDP, e a ligação de energia foi regularizada. Imagens registradas pela concessionária indicam possível ausência de medição correta desde junho de 2025.

Durante a ação, nenhum responsável foi encontrado no local, motivo pelo qual não houve condução imediata. O Deic instaurou inquérito policial para apurar os fatos, tendo como suspeito o proprietário do supermercado.

A Polícia Civil solicitou à concessionária a planilha com o montante do prejuízo causado, que servirá de base para a ação penal a ser proposta pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).




Postagem Anterior Próxima Postagem