![]() |
| Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Mateus |
A Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou em sessão extraordinária, realizada na noite de quinta-feira (18), a emenda à Lei Orgânica que amplia o número de vereadores do município. A mudança eleva de 11 para 19 o total de cadeiras no Legislativo a partir das eleições municipais de 2028.
O projeto já havia passado pela primeira votação em novembro de 2024 e, agora, recebeu aprovação em segundo turno. Dos 11 parlamentares que compõem atualmente a Casa, dez votaram favoravelmente à proposta. A única manifestação contrária foi da vereadora Isamara da Farmácia (União Brasil).
A parlamentar afirmou que manteve a mesma posição adotada no primeiro turno, destacando que não concorda com a ampliação para 19 vereadores. Segundo ela, um aumento mais moderado, para 13 ou 15 cadeiras, seria mais adequado à realidade do município.
Na justificativa da emenda, os autores do projeto comparam São Mateus a outros municípios que possuem o mesmo número de vereadores, apesar de terem populações e eleitorados menores. O argumento apresentado é que a cidade necessita de mais representantes para atender de forma adequada a demanda da população no Poder Legislativo.
Caso a emenda seja promulgada, a Câmara Municipal deverá promover adequações em sua estrutura física e administrativa, incluindo a ampliação do plenário, para acomodar os novos parlamentares na próxima legislatura.


.gif)