VÍDEO: Temporal com ventos de 100 km/h arranca telhado de prédio e derruba árvores

As chuvas em Lages ocorreram por 20 minutos. — Foto: Reprodução/Redes sociais

Um temporal atingiu Lages, na Serra de Santa Catarina, na tarde dessa segunda-feira (22). A chuva forte, acompanhada de rajadas de vento, durou cerca de 20 minutos e provocou destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos em ruas da cidade.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento na região chegaram a 60 km/h. No entanto, a Defesa Civil informou às 15h54 desta terça-feira (23) que os ventos atingiram 100 km/h.

O órgão explicou que a diferença ocorre porque as estações meteorológicas só registram a velocidade correta quando a chuva cai exatamente sobre elas, o que nem sempre acontece durante temporais de verão.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que o telhado de uma casa é arrancado pela força do vento. No registro, também é possível ver faíscas após o vendaval (assista abaixo).

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de desalojados, vias interditadas ou abrigos abertos, e o município não deve decretar emergência. Por causa dos destelhamentos, 15 famílias receberam atendimento das equipes, que distribuiu 144 metros quadrados de lona.

Veja abaixo os bairros mais afetados:
  • Santo Antônio
  • Brusque
  • Centro
  • Santa Helena
  • Morro do Posto
  • Universitário

No Centro, na Praça da Catedral, a copa de uma árvore foi arrancada pelo vento. A área foi isolada e a limpeza ocorre nesta terça-feira (23).

Ventos que arrancaram telhado de prédio em SC — Foto: Reprodução/Redes sociais

🌦️Fenômeno do verão

O fenômeno registrado em Lages foi classificado como tempestade convectiva, comum no verão. E essa condição deve se repetir nos próximos dias em Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil, o Natal de 2025 será marcado por calor intenso e risco de temporais isolados em todas as regiões do estado. As temperaturas podem chegar a 30 °C, com máximas de até 35 °C no Litoral.

O alerta é para as tardes de terça-feira (23) e quarta-feira (24), quando há risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.

Chuvas

O Inmet prevê acumulados de até 100 mm e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24). As chuvas serão típicas de verão, isoladas e acompanhadas de raios e granizo em pontos específicos.

Há possibilidade de queda de árvores, alagamentos e cortes de energia, mas o risco é considerado baixo.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem