Fim dos orelhões? ES tem apenas 15 telefones públicos, e eles vão deixar de existir

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os famosos orelhões, telefones públicos que fizeram sucesso no Brasil entre os anos 1970 e final dos anos 1990, vão ser retirados da maioria das cidades do país, inclusive do Espírito Santo. Isso devido ao fim das concessões com as empresas de telefonia responsáveis pelos orelhões.

Com o termo final para 2025, não é mais obrigatório manter os aparelhos públicos e os telefones fixos funcionando.

Por outro lado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essas empresas terão que realizar investimentos em banda larga. Além disso, os compromissos de investimento deverão ter oferta de tecnologias assistivas para acessibilidade de pessoas com deficiência.

Ainda segundo a agência, alguns orelhões poderão continuar nas ruas até 2028, em locais onde as empresas forem as únicas prestadoras de serviços.

Onde estão?

No final de 2024, 224 orelhões ainda estavam instalados no Espírito Santo. Já em dezembro de 2025, eram apenas 15. No site da Anatel, é possível conferir onde estão os aparelhos.

Os 15 que ainda estão em território capixaba estão nas seguintes cidades: Alegre, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Laranja da Terra, Linhares, Mucurici, Muniz Freire, Presidente Kennedy, São Gabriel da Palha e São Mateus.

Em Minas Gerais há 813 orelhões ainda instalados, em São Paulo são 72, e no Rio de Janeiro há ao todo 55.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem