Arquivos judiciais revelam que associados de Jeffrey Epstein teriam buscado garotas no Espírito Santo


Documentos do caso ligado ao financista morto apontam que um recrutador passou por Vitória em busca de meninas, mas teria desistido por “não encontrar o perfil desejado”


Novos trechos de arquivos relacionados ao caso do empresário norte-americano Jeffrey Epstein mostram que um dos comparsas dele chegou a atuar no Brasil, passando por diversas cidades — incluindo Vitória (ES) — para tentar recrutar mulheres e garotas para o círculo de contatos do bilionário acusado de crimes sexuais.

Segundo os registros examinados pelo Estadão e citados em reportagens, o agente francês Jean-Luc Brunel esteve no Espírito Santo em 2012 na tentativa de encontrar jovens com o perfil desejado por Epstein. Em mensagens a seu parceiro nos Estados Unidos, ele disse não ter encontrado “o perfil correto” nem “um mínimo de cultura” entre as potenciais candidatas na região, e cogitou buscar modelos em outras partes do mundo.

Os documentos, parte de um conjunto de mais de 30 mil itens divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, detalham um longo padrão de viagens pelo Brasil feitas por Brunel e outros associados entre 2012 e 2016, passando por capitais como Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O objetivo declarado em boa parte da correspondência era identificar mulheres que pudessem ser levadas para atividades profissionais no exterior — mas que, conforme relatos, também envolviam exploração sexual em alguns casos.

Os arquivos ainda mencionam casos nos quais brasileiras foram levadas para os Estados Unidos por intermédio de agências ligadas a Epstein e seus colaboradores. Há registros de ao menos quatro mulheres transportadas a Nova York, duas delas menores de idade na época, com vistos financiados por agências associadas ao esquema.

Apesar da passagem por Vitória, não há indicação nos documentos de que qualquer recrutamento concreto tenha ocorrido no Espírito Santo — a avaliação de Brunel foi de que o perfil buscado não foi encontrado no local.

O caso, que envolve exploração e tráfico sexual de menores, continua a ser analisado por investigadores no Brasil e no exterior, à medida que novos arquivos do processo judicial são liberados.



Postagem Anterior Próxima Postagem