A Copa Betano do Brasil 2026 começou oficialmente nesta terça-feira (17) marcando uma edição histórica para o futebol nacional. Pela primeira vez desde a criação do torneio, em 1989, a competição ultrapassa a marca de 100 participantes, chegando a 126 clubes.
A ampliação faz parte de mudanças estruturais realizadas pela CBF para aumentar a representatividade nacional e o número de jogos ao longo da temporada. Com isso, o torneio passa a ter nove fases e um total de 155 partidas, consolidando-se como a competição mais democrática do futebol brasileiro.
A abertura oficial aconteceu com o confronto entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva Ferroviária-ES, em Saquarema (RJ).
Outro marco desta edição é a previsão de final em jogo único, programada para dezembro, além da novidade na premiação esportiva: o campeão segue garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores, enquanto o vice terá chance na fase preliminar.
Capixabas em busca da vaga na 2ª fase
A Desportiva Ferroviária abriu a participação capixaba na competição e entrou em campo já na rodada inaugural, reforçando o peso histórico do clube no cenário estadual.
A equipe capixaba está classificada para a segunda fase da Copa do Brasil 2026. No jogo de abertura do torneio, realizado na noite dessa terça-feira de carnaval, a Locomotiva Grená empatou com o Sampaio Corrêa-RJ, no tempo normal, em 1 a 1. Com o resultado, a disputa foi para os pênaltis e a Tiva saiu com a vitória, por 3 a 1, no estádio Lourival Gomes, em Saquarema.
A classificação é inédita para a Desportiva Ferroviária. O time capixaba, que neste ano disputa pela 10ª vez o torneio, nunca havia alcançado a segunda fase. Com a vaga, a Locomotiva embolsa mais R$ 830 mil, além dos R$ 400 mil que recebeu antes desse jogo.
Na segunda fase da Copa do Brasil, a Desportiva Ferroviária enfrenta o Sport Recife. O jogo único acontece no dia 5 de março, às 19h (de Brasília), com o mando de campo do time capixaba.
Além da tradição esportiva, avançar de fase também significa enfrentar adversários de maior expressão nacional nas etapas seguintes, aumentando a exposição de atletas e marcas do futebol capixaba.


.gif)