Irmãos desaparecem durante trilha no Pico da Bandeira e buscas já duram mais de 24h no ES


As buscas são feitas a pé e até com helicópteros. Bombeiros também estão mapeando trilhas clandestinas. Condições do clima dificultam os trabalhos na região, que é o terceiro ponto mais alto do Brasil.

Irmãos desaparecem durante trilha no Pico da Bandeira, no Espírito Santo — Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Dois irmãos, de 24 e 27 anos, desapareceram durante uma trilha no Pico da Bandeira, na Região do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, nesta segunda-feira (23). As buscas feitas a pé e com apoio de helicópteros já duram mais de 24 horas.

A operação mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo desde a madrugada de segunda, após o desaparecimento ser comunicado. Bombeiros de Minas Gerais também ajudam nas buscas pelo lado mineiro do parque nacional.

As condições do clima dificultam os trabalhos no terceiro ponto mais alto do Brasil.

Ainda não há informações oficiais sobre nomes dos desaparecidos, mas um deles mora em Aracruz, Norte do estado, e a outra vive em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Ao todo, 30 pessoas participam da operação, entre bombeiros militares, servidores do ICMBIO e voluntários locais.

Uma equipe do Notaer também deu apoio aéreo, mas as condições desfavoráveis do clima dificultam os trabalhos. Eles realizaram sobrevoos em duas trilhas, mas o tempo piorou nesta terça e eles tiveram que retornar para a base em Vitória.

Na manhã e início da tarde desta terça, as buscas estão sendo priorizadas em trilhas clandestinas. "Pode ser que, em algum momento, eles entraram em alguma dessas trilhas e seguiram. Estamos mapeando essas trilhas e colocando equipes nelas", disse os bombeiros.


Início das buscas

A equipe da 2ª Companhia do 3º Batalhão, em Guaçuí, foi acionada assim que recebeu a informação. Mesmo com chuva e ventos fortes na região montanhosa, os militares iniciaram as buscas imediatamente, priorizando a identificação de pistas ou rastros que pudessem indicar o paradeiro das vítimas.

Seis militares participaram da primeira varredura. As buscas se concentraram nas áreas próximas à trilha principal do Pico da Bandeira e se estenderam por pontos estratégicos, como a Pedra das Duas Irmãs e o Pico do Calçado. Apesar do empenho, não foram encontrados vestígios do casal nessas localidades.

Na manhã de segunda (23), uma equipe de voluntários fez buscas na região do Pico do Cristal, mas também não localizou evidências que ajudassem na ocorrência.

Irmãos desaparecem durante trilha no Pico da Bandeira e buscas duram mais de 24h no Espírito Santo — Foto: Reprodução

De noite, a equipe realizou buscas no trajeto compreendido entre a Casa Queimada e o Pico da Bandeira, pela trilha oficial de acesso ao ponto culminante do parque.

Durante a ação, equipes do ES e de MG se encontraram em campo e compartilharam informações e relatos para ampliar a área de cobertura e aumentar a eficácia das buscas.

Na manhã desta quarta-feira (24), uma nova equipe especializada do Corpo de Bombeiros foi deslocada para a região, reforçando os trabalhos e dando continuidade às buscas pelos desaparecidos.


Ações adotadas

Foi instalado o Sistema de Comando de Operações (SCO) na Casa Queimada, com a finalidade de coordenar, planejar e executar as ações operacionais previstas para o período diurno.

As equipes iniciaram buscas em trilha não convencional de acesso ao Pico da Bandeira, conhecida como "trilha clandestina", local identificado como ponto crítico devido à recorrência de extravios.

Outras trilhas não oficiais estão sendo percorridas com o apoio de guias locais.

Com informações do G1



Postagem Anterior Próxima Postagem