Justiça proíbe Zé Neto e Cristiano de divulgar vídeo de música baseada em Vorcaro; entenda


Decisão liminar atende a pedido da influenciadora Karolina Trainotti e veta uso de fotos ou dados que a vinculem à música baseada em diálogos vazados do banqueiro.

Dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano — Foto: Reprodução/BRTV Max

A Justiça de São Paulo determinou, em caráter liminar na última quarta-feira (1º), que a dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano interrompa imediatamente a divulgação de um vídeo promocional de uma música inédita.

A decisão da 29ª Vara Cível atende a um pedido da influenciadora Karolina Trainotti, que teve fotos e dados pessoais utilizados sem autorização em um material audiovisual que circulou em redes sociais e páginas de entretenimento.

O vídeo em questão seria uma "divulgação" da faixa "Oi, tudo bem?", que ainda não foi lançada mas faz parte do DVD "Vocês & Deus", gravado no dia 21 de Março, no Rio de Janeiro

A letra da música não citava nomes. Apenas narrava a história de um homem com "múltiplos relacionamentos simultâneos".


Entenda o caso

A "polêmica" surgiu a partir de um vídeo de bastidores de uma versão ao vivo da faixa, distribuído em perfis de redes sociais e páginas de notícias de celebridades.

A defesa da influenciadora sustenta que o ato ilícito reside na forma como a música foi "instrumentalizada" para marketing, sincronizando a canção com fotos e conteúdos extraídos de comunicações privadas de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master que está preso por suspeita de fraudes bilionárias.

Zé Neto & Cristiano em apresentação em São Paulo. — Foto: Allyson Moreno

A composição, embora não cite nomes, teria sido inspirada em diálogos íntimos de Daniel Vorcaro com sua ex-namorada, Martha Graeff, e outras mulheres, que se tornaram públicos após a quebra de sigilo do celular do empresário.

Os versos que acompanhavam as imagens diziam:

“Eu falava bom dia pra uma / escrevia bom dia pra outra / eu ouvia eu te amo de uma / e eu lia eu te amo da outra”.


O que diz a decisão

Na decisão, a juíza Daniela Dejuste de Paula destacou a necessidade de proteger os direitos de personalidade e a privacidade da autora, citando o risco de dano pela "alta propagação" do conteúdo digital.

"Defiro o pedido de tutela de urgência para determinar que os requeridos se abstenham de utilizar, veicular, reproduzir ou divulgar, sem consentimento, imagens, dados pessoais ou quaisquer elementos que permitam a identificação da autora", diz o texto.


O que pede a defesa de Karolina

Segundo os advogados, o vídeo sincronizava a canção com imagens de comunicações privadas vazadas de Daniel Vorcaro, expondo a cliente a uma situação vexatória e sensacionalista.

Karolina Trainotti já havia sido citada no noticiário anteriormente após revelações de que teria recebido um imóvel de luxo avaliado em R$ 4,3 milhões do banqueiro.

A ação pede o pagamento de indenização por danos morais, alegando que houve exploração econômica ilícita da esfera privada de Karolina.

Com a nova decisão, a dupla fica impedida de vincular a imagem da influenciadora à narrativa da canção sob pena de sanções judiciais.


Dupla não vai se manifestar

A assessoria da dupla Zé Neto e Cristiano afirmou que "assuntos desta natureza só serão discutidos na esfera judicial".

Com informações do G1


Postagem Anterior Próxima Postagem