Aviso do Inmet prevê ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo. Defesa Civil também alerta para temporais, descargas elétricas e queda nas temperaturas nos próximos dias.
Inmet emite alerta de chuva intensa e granizo para mais de 40 cidades no Espírito Santo — Foto: Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para 41 cidades do Espírito Santo devido à previsão de chuva intensa, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo. O aviso segue ativo até às 23h59 desta quarta-feira (20).
Segundo o órgão, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Apesar do baixo risco, o instituto alerta para possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e danos em plantações.
A Defesa Civil Estadual também informou que há probabilidade moderada de tempo severo no estado entre esta quarta e sexta-feira (23), principalmente nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e faixa litorânea.
De acordo com o boletim meteorológico, as pancadas de chuva devem ganhar força a partir da tarde desta quarta, com possibilidade de descargas elétricas.
Já entre quinta-feira (21) e sábado (23), a passagem de um sistema frontal deve provocar aumento da chuva no litoral capixaba, especialmente entre a Grande Vitória e o Norte do estado, além de ventos costeiros moderados a fortes.
O órgão destacou ainda que as temperaturas devem ficar abaixo da média climatológica nos próximos dias.
Orientações
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Outra orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cidades em alerta
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivacqua
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Guarapari
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Itarana
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Laranja da Terra
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- São José do Calçado
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha


.gif)