Menino de 4 anos foi atingido ao sair com o pai para comprar um brinquedo; acusado recebeu pena de mais de 27 anos de prisão
Weverson dos Santos foi morto por bala perdida, em novembro de 2000, no bairro Consolação, em VitóriaAcervo familiar
Quase 26 anos após o crime, a Justiça condenou Jucelino Vieira Arruda pela morte do menino Weverson Lopes dos Santos, de apenas quatro anos, vítima de bala perdida em Vitória. O caso aconteceu em novembro de 2000, no bairro Consolação, e causou grande comoção à época.
O réu foi sentenciado a 27 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão por homicídio qualificado, com recurso que dificultou a defesa da vítima. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado. Na decisão, foram considerados fatores como maus antecedentes, elevada culpabilidade e as consequências do crime.
De acordo com as investigações, a criança estava na rua com o pai, a caminho de comprar um brinquedo, quando foi atingida por um disparo que tinha como alvo um rival do condenado no tráfico de drogas.
A morte gerou protestos e pedidos de justiça por parte da comunidade. Familiares relatam que a dor permaneceu ao longo dos anos, marcada pela demora na conclusão do caso.
Segundo o Ministério Público, o atraso no julgamento ocorreu devido a falhas na investigação inicial, incluindo a identificação equivocada de uma pessoa com o mesmo nome do acusado. O processo chegou a ser suspenso até que o verdadeiro autor fosse localizado.
Jucelino foi preso em 2023, no estado do Rio de Janeiro, por outros crimes, quando acabou sendo reconhecido como o responsável pelo homicídio.
Como a legislação vigente à época não previa agravante para vítimas menores de 14 anos, não houve aumento de pena por esse fator, nem fixação de indenização mínima no processo penal.
O caso marca o desfecho de uma longa espera por justiça para a família da vítima.

.gif)

.gif)