O corpo foi localizado após equipes de resgate identificarem a vítima por meio de imagens captadas do alto

- Ana Paula Silveira Cardoso/Foto: Redes Sociais
A fotógrafa Ana Paula Silveira Cardoso, de 29 anos, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (30), cinco dias após desaparecer durante uma trilha no complexo do Salto das Orquídeas, em Sapopema, no Norte do Estado do Paraná. A confirmação foi feita pelo secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
Segundo o secretário, o corpo foi localizado no poço de uma das cachoeiras após equipes de resgate identificarem a vítima por meio de imagens captadas por um drone. A remoção deve levar cerca de três horas devido às dificuldades de acesso ao local.
“Agora, vai ser feito todo o procedimento pericial para verificar qual a causa da morte, se foi só em decorrência do afogamento, trauma da queda, enfim”, afirmou Hudson Leôncio Teixeira em entrevista à imprensa local.
Ana Paula desapareceu no último sábado (25), enquanto fazia uma trilha acompanhada da amiga Ana Carolyne Camilo. As duas decidiram seguir sozinhas até um mirante e tentaram atravessar um trecho do rio utilizando cordas de apoio. No entanto, a força da correnteza, intensificada pelas chuvas recentes, fez com que Ana Paula escorregasse e fosse arrastada pela água.
A amiga tentou socorrê-la, mas também caiu no rio. Ela conseguiu sobreviver ao se segurar em uma pedra que permanecia acima do nível da água. De acordo com o pai da jovem, Valdir Camilo, Ana Carolyne foi levada pela correnteza por cerca de 500 metros e permaneceu sozinha na mata desde a tarde de sábado até a manhã de domingo (26), quando foi encontrada por um funcionário do complexo turístico que fazia a verificação de rotina do nível do rio.
Após ser localizada, Ana Carolyne foi resgatada com o apoio de policiais militares e encaminhada para atendimento médico. Ela sofreu uma fratura na coluna e segue internada em Londrina.
As buscas por Ana Paula mobilizaram cerca de 30 pessoas, entre bombeiros e voluntários, que atuaram em duas frentes ao longo do rio Lajeado Liso. As equipes utilizaram drones e contaram com o apoio de uma aeronave para ampliar a varredura da área.
O Salto das Orquídeas
O Salto das Orquídeas é um dos principais destinos de ecoturismo do Norte do Paraná e reúne cachoeiras, corredeiras e três quedas d’água em meio à mata. No dia do acidente, o nível do rio estava cerca de 40 centímetros acima do normal, condição que aumentou a força da correnteza e dificultou tanto o resgate quanto as buscas pela fotógrafa.
O corpo de Ana Paula será submetido à perícia, que deverá determinar se a morte foi causada por afogamento, pelos ferimentos da queda ou por uma combinação dos fatores.
Fonte: Revista Fórum

.gif)