Conta de Instagram gerenciada pelo residente foi cancelada. Caso é apurado internamente pelo hospital e também é alvo de sindicância do Cremesp. Defesa vai analisar circunstâncias do afastamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/e/V/sCkvoHQxS7uVS7aMRsBw/captura-de-tela-2026-09-24-140001.png)
Médico expõe prontuário e faz piada com paciente; HC vê preconceito — Foto: Reprodução
O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto (SP) informou nesta sexta-feira (25) que o médico residente Guilherme Lourenço Monteiro foi afastado das atividades após uma publicação nas redes sociais em que ele expôs o prontuário de um paciente com sobrepeso atendido na instituição.
O HC informou que, juntamente com a Comissão de Residência Médica (COREME), lamenta o ocorrido e que, ao serem notificados do evento, iniciaram imediatamente um processo interno para apuração dos fatos, conforme acordado com a Procuradoria Jurídica e com a chefia de gabinete desta Instituição.
"O Supervisor do Programa de Residência Médica de Anestesiologia foi notificado e afastou temporariamente o residente de suas atividades. A conta de Instagram gerenciada pelo residente foi cancelada. O ocorrido também está sendo apurado do ponto de vista ético pela instituição", diz em nota.
Além do HC, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) instaurou uma sindicância e informou que o caso corre sob sigilo determinado por lei.
Em nota, o advogado Thaffer Nasser, que atua na defesa de Lourenço Monteiro, informou que tomou conhecimento do afastamento temporário do médico e que a questão será apurada, com relação às circunstâncias e aos fundamentos da medida.
"Neste momento, por cautela e respeito à correta apuração dos fatos, a defesa não antecipará conclusões, sendo que os esclarecimentos pertinentes serão prestados oportunamente, após a análise completa das informações relacionadas ao caso", comunicou o advogado.
Na quinta-feira (24), o advogado disse que o profissional tem prestado os esclarecimentos necessários e colaborado com a apuração.
A postagem, feita no dia 21 de setembro, mostra uma imagem da tela com os dados do paciente. Na publicação, ele "desabafa" que esse é o tipo de situação que se enfrenta no hospital, e sinaliza o peso, IMC e altura do paciente.
O post teve mais de 130 mil visualizações antes de ser apagado pelo profissional, depois que outras pessoas alertaram que a situação, além de expor o paciente a uma posição vexatória, também expunha dados sensíveis, o que pode ser classificado como infração ética.
Em nota nesta sexta-feira, o HC informou que todos os residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional são instruídos, por ocasião de sua recepção, sobre aspectos éticos e jurídicos, incluindo uma apresentação realizada pelo Presidente da Comissão de Ética Médica, Diretor Clínico e Procurador Jurídico do HCFMRP-USP, bem como sobre outros aspectos organizacionais.
"Ademais, é oferecido a todos os residentes um curso obrigatório sobre temas relacionados à segurança e ao cuidado com os pacientes. Destacamos também que todos os residentes médicos são continuamente avaliados quanto aos aspectos atitudinais e ao profissionalismo. Embora não tenha ocorrido exposição de identidade, a publicação é inadequada e não condiz com a postura profissional preconizada por esta instituição".
O Conselho Regional Medicina Estado São Paulo (Cremesp) informou que foi instaurada sindicância e que o caso corre sob sigilo determinado por Lei.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/B/R/JmZhdDQ1CxKbnumFG4oA/design-sem-nome-4-.png)
Guilherme Lourenço, médico residente do HC Ribeirão Preto (SP), expôs prontuário e fez piada de paciente com sobrepeso — Foto: Redes sociais
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/A/I/SdCK5BT4u4lSfpAVvjHw/design-sem-nome-3-.png)
Médico residente do HC Ribeirão Preto (SP) expôs prontuário e fez piada de paciente com sobrepeso — Foto: Reprodução/Cremesp e Redes sociais
Com informações do G1

.gif)