VÍDEO: Jovem assume controle de ônibus desgovernado e salva 19 crianças


Ebro Ahmed entrou no veículo após perceber que o motorista passava mal ao volante; a ação foi registrada por câmeras de segurança e ninguém ficou ferido.

Fotos: reprodução/ CBSNews

Um jovem de 27 anos conseguiu impedir um acidente e salvar 19 estudantes após perceber que um ônibus escolar circulava desgovernado pelas ruas de Saint Paul, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Ebro Ahmed estava em frente à loja de sua família quando notou que o veículo avançava lentamente, com as portas abertas e as luzes piscando.

O caso aconteceu na segunda-feira (19 de outubro) e foi registrado por uma câmera de segurança. Ao perceber que o motorista estava passando mal, o jovem correu até o ônibus em movimento, entrou no veículo e tentou assumir o controle para evitar que as crianças corressem perigo.

Segundo Ebro, o motorista parecia estar sofrendo uma convulsão. O jovem contou à emissora WCCO, afiliada da CBS, que inicialmente estranhou a porta aberta e, ao se aproximar, percebeu que o condutor precisava de ajuda.


Jovem conseguiu parar o ônibus mesmo sem experiência

Ebro nunca havia dirigido um ônibus escolar e não conhecia o funcionamento das marchas. Ao tentar parar o veículo, acabou engatando a marcha à ré por engano, fazendo com que o ônibus começasse a se mover para trás.

Ele percebeu o erro rapidamente, colocou a transmissão em ponto morto e acionou o freio de estacionamento. Com isso, conseguiu imobilizar o veículo e impedir que continuasse circulando sem controle.

Dentro do ônibus, os 19 estudantes estavam assustados. Algumas crianças choravam, enquanto outras tentavam telefonar para a polícia. O jovem também contou que duas meninas sentadas na parte da frente o ajudaram durante a situação.

Depois de parar o veículo, Ebro procurou auxiliar o motorista e orientou os estudantes a acionarem os serviços de emergência.


Série médica inspirou atitude durante a emergência

Em entrevistas à ABC News e à CBS News, o jovem afirmou que não teve tempo de pensar nos riscos antes de entrar no ônibus. Segundo ele, sua prioridade era proteger as crianças.

Ebro também mencionou a série médica Grey's Anatomy ao explicar como conseguiu manter a calma. Embora não tenha formação na área da saúde, disse que a produção o inspirou a tentar agir com tranquilidade diante de uma emergência.

Ele explicou que, na série, os médicos procuram manter o controle mesmo em situações difíceis e que tentou adotar uma postura semelhante para tomar decisões com cuidado.


Crianças passam bem e motorista recebeu alta

O distrito escolar de Saint Paul informou que os 19 estudantes estavam em um ônibus contratado para transportar alunos da Battle Creek Middle School. Após o ocorrido, outro veículo foi enviado para levar as crianças para casa.

A escola também disponibilizou apoio psicológico aos estudantes e acompanhou a situação no dia seguinte.

O motorista foi encaminhado ao hospital, mas recebeu alta e passou a se recuperar em casa. Nenhuma das crianças ficou ferida.

Apesar da repercussão da atitude, Ebro afirmou que não se considera um herói. Para ele, qualquer pessoa diante daquela situação deveria tentar ajudar. O jovem também manifestou o desejo de reencontrar o motorista para saber como está sua recuperação.






Postagem Anterior Próxima Postagem