Gravação publicada originalmente em 2022 fazia referência a Jair Bolsonaro; edição nas redes sociais retirou o contexto e passou a associar as declarações ao atual presidente
Um vídeo da apresentadora Xuxa Meneghel voltou a circular nas redes sociais com uma edição que dá a entender que ela estaria criticando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A gravação, no entanto, foi publicada originalmente em 2022 e tinha como alvo declarações do então presidente Jair Bolsonaro.
Na versão compartilhada recentemente, Xuxa aparece dizendo que havia ficado indignada com “falas horríveis” do “nosso presidente” e pede que as pessoas “não votem nesse homem”. A publicação apresenta o conteúdo como se as declarações fossem uma reação a falas recentes de Lula.
A checagem realizada pela Reuters, porém, identificou que o vídeo original foi publicado por Xuxa em seu perfil no Instagram em 19 de outubro de 2022, durante o período eleitoral daquele ano.
Na ocasião, a apresentadora criticava uma entrevista concedida por Bolsonaro na qual ele utilizou a expressão “pintou um clima” ao comentar um episódio envolvendo meninas venezuelanas. Após a repercussão, Bolsonaro afirmou que suas declarações haviam sido distorcidas e disse que se referia à preocupação em evitar qualquer tipo de exploração.
Xuxa afirma que vídeo não era sobre Lula
Depois que a versão editada começou a circular novamente, Xuxa se manifestou nas redes sociais. Ela explicou que a gravação havia sido feita em 2022 e que sua fala expressava indignação com declarações do então presidente.
A apresentadora afirmou ainda que não estava falando sobre Lula e questionou quem havia acreditado que o vídeo se referia ao atual presidente.
Em outra publicação, Xuxa também havia informado que não gravou nenhum vídeo relacionado à eleição atual.
Vídeo mistura falas de Lula
A edição que circula nas redes sociais também combina as declarações de Xuxa com trechos de discursos recentes de Lula.
Um deles foi feito em Belém, na última segunda-feira, quando o presidente falou sobre mulheres e exames médicos e afirmou que elas “aprendem a tomar toque desde pequenas”. No dia seguinte, durante um evento em Salvador, Lula disse que sua fala havia sido distorcida e explicou que fazia uma comparação sobre a disposição de homens e mulheres para realizar exames.
Outro trecho utilizado no conteúdo é de um discurso de Lula durante a entrega de unidades habitacionais em Recife, em julho de 2024. Na ocasião, o presidente mencionou um beneficiário que teria se casado com uma menina de 12 anos. A declaração também foi alvo de críticas de adversários políticos na época.
Ao juntar os diferentes trechos, a publicação cria a impressão de que Xuxa teria feito as críticas em resposta às declarações de Lula. A gravação original, contudo, mostra que ela estava se referindo a Bolsonaro em 2022.
Veredito: falso
A informação de que Xuxa criticava Lula no vídeo é falsa. A gravação foi originalmente publicada em outubro de 2022 e fazia referência a Jair Bolsonaro. O conteúdo que circula atualmente foi editado para retirar o contexto original e associar as falas da apresentadora a declarações de Lula.


.gif)