Últimas

Prefeitura inaugura grande barragem no Assentamento Celestina


A solenidade aconteceu na manhã deste sábado (10) com diversas autoridades e moradores do assentamento. A barragem é a maior já construída no município.

Seguindo o compromisso com o Programa Municipal de Construção de Barragens no meio rural, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, inaugurou neste sábado (10), a construção de mais uma grande barragem, desta vez no Assentamento Celestina.

A solenidade contou com a presença do prefeito Lubiana Barrigueira, do deputado estadual, Freitas, dos secretários municipais Natalino Cassaro (Agricultura), Pedro Henrique Gonçalves (Meio Ambiente), Edson Marquiori (Planejamento), André Fagundes (Saúde), Irineu Zotelli (Administração), Arilso Teixeira (Educação), Edson Inenque Soares  (Obras), o procurador do município, Gean Fábio Merlim, os vereadores, Cláudio do Granito,  Cimar do Altoé, Evaristo Miguel, o presidente da associação de Celestina, Hélio Alves Ramalho, Tereza Lourenço, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, demais autoridades, servidores do município e moradores do assentamento. 

Concluída com maquinário e mão de obra da prefeitura em apenas 44 dias, a barragem de 16,2 hectares e lâmina d’água de 3,8m, tem capacidade de armazenar milhões de litros de água, beneficiando mais de 18 famílias do assentamento.

“Estamos felizes em atender a comunidade. Nosso propósito é aumentar o acúmulo de água em toda a região, proporcionando condições para que o produtor produza durante todo o ano”, diz o secretário municipal de Agricultura, Natalino Cassaro.

“É um beneficio muito grande para as famílias, sem essa barragem nós não teríamos como produzir, e se a gente não produz acaba faltando na nossa mesa e na mesa de quem precisa. Agradecemos muito o apoio de todos que empenharam para essa barragem se tornar realidade e em breve vamos ver ela toda cheia de água”, disse o presidente da Associação de Celestina, Hélio Alves.

A iniciativa cria meios eficazes para o produtor enfrentar as dificuldades impostas pela estiagem que afeta a região a cada ano e traz ânimo ao homem do campo. “Aqui produzimos leite, café, pimenta, frutas, verduras e vários produtos, além das criações. Ter água hoje é essencial para conseguirmos levar alimento à mesa das pessoas. Somos muito gratos por ver que a atual administração está olhando por nós aqui no campo”, agradece o produtor Antônio Carneiro que reside no local com a família.

“Devemos olhar para o futuro, olhar para o produtor, dar assistência adequada, condições de trabalho digna, oferecer suporte as associações, ouvir as demandas e trabalhar junto para beneficiar as famílias do meio rural. Quero parabenizar o belíssimo trabalho do prefeito Barrigueira e toda sua equipe de trabalho que não mediu esforços para tornar o sonho do Assentamento Celestina, uma realidade”, disse o deputado estadual Freitas.

Por meio do programa, a Prefeitura chega à média de 400 barragens construídas em parceria com o produtor rural em Nova Venécia durante esta gestão.

O prefeito Lubiana Barrigueira afirmou que continuará criando infraestrutura para fortalecer o interior. “Criamos esse programa que está incluído dentro do Projeto Campo Vivo, onde já colecionamos dois títulos em nível de estado e um a nível nacional no Prêmio Sebrae Empreendedor. É o maior programa de barragens do estado. Essa barragem em Celestina é a maior já construída em nosso município e como produtor rural sei o quanto a água é importante para se produzir. Estamos criando condições para que o homem do campo permaneça com qualidade de vida no interior e assim, seguimos trabalhando intensamente para ofertar água para o homem do campo, além de uma série de outros benefícios”, finaliza o prefeito.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Venécia

Nenhum comentário